O campus Lagarto realizou, durante o ano de 2022, ações do tripé ensino-pesquisa-extensão, com retomadas e novos objetivos. De janeiro a dezembro, o local foi marcado por iniciativas nas áreas de Educação, Saúde, Lazer e Cultura.
O diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, acredita que a retomada total das atividades presenciais foi o ponto chave do ano de 2022. “Por sermos um campus da área de Saúde, nós nunca paramos totalmente. Porém, perceber a retomada de algumas atividades, a interação e o convívio dentro do campus foi algo muito marcante. Tivemos muita coisa boa esse ano e isso só nos motiva para trabalhar ainda mais e estabelecer novos objetivos em 2023”, comenta.
Confira alguns destaques do campus no ano de 2022:
1) Campanhas de vacinação
Pensando na segurança sanitária da comunidade acadêmica e da rede de Saúde de Lagarto, a direção geral articulou com a Secretaria Municipal de Saúde a realização das campanhas de vacinação contra a Covid-19 nas instalações do campus Lagarto. Em janeiro, foi ofertada a terceira dose para a comunidade acadêmica. Em junho, a quarta dose. Em dezembro, ainda foi realizada mais uma campanha para que as pessoas da comunidade acadêmica e comunidade externa com doses de reforço em atraso pudessem regularizar o calendário vacinal.
2) Aniversário da UFS no Campus Lagarto
Em maio deste ano, a UFS completou 54 anos com programação itinerante. No campus Lagarto, a comemoração entrega do Prêmio Destaque UFS, estandes com ações do campus e plantio de muda de jaqueira. A abertura contou com a apresentação do grupo TALT (Técnica Aplicada Lavínia Teixeira), voltado para crianças, adolescentes e adultos com deficiência. A cerimônia contou com o reitor Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, o ex-reitor Angelo Antoniolli, o diretor do campus Lagarto, Makson Oliveira, e o vice-diretor, André Barreto.
3) Inauguração do CRQV, em Simão Dias
Em maio, foi realizada a inauguração do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida, extensão do campus Lagarto na cidade de Simão Dias. O CRQV conta com salas multiuso, consultórios, laboratórios, piscina adaptada, dentre outros espaços. A ação foi uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, Prefeitura e Secretaria de Saúde de Simão Dias.
4) Simulação de catástrofe
Em setembro, o campus Lagarto realizou uma simulação de a catástrofe, organizada pela equipe de Habilidades, do Departamento de Educação em Saúde. Os discentes participantes foram divididos em três grupos: os que iriam ser as “vítimas”, os “socorristas” e os que iriam entrar para “atrapalhar” o salvamento, reproduzindo o que acontece em cenas de acidente. As vítimas eram divididas em grupos de acordo com a gravidade do ferimento. A ação foi realizada em parceria com o Hospital Universitária de Lagarto, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Grupo Tático Aéreo.
5) Professor do campus entre os mais influentes do mundo
O docente Paulo Martins Filho, do Departamento de Educação em Saúde, foi mencionado em ranking da Universidade de Stanford como os 2% mais relevantes do mundo nas áreas de Clínica Médica e Odontologia. A UFS contou com mais cinco docentes nessa lista.
6) Semac presencial:
A Semana Acadêmico-Cultural foi realizada em novembro em toda a UFS, com o tema “Ciência, Educação e Inclusão em tempos de crise”. Esta foi a primeira edição presencial no campus Lagarto após a pandemia de Covid-19. A abertura contou com atrações culturais, como o grupo Parafusos, de Lagarto.
Dentro da programação acadêmica, foram realizadas ações pelos nove Departamento do campus, além dos setores administrativas. Alguns deles tiveram um diálogo direto com a comunidade externa, como o I Encontro de Atenção à Saúde da População LGBTQIAP+, com a presença da deputada estadual eleita Linda Brasil, organizado pelo Departamento de Enfermagem, e o Encontro Internacional de Terapia Ocupacional, edição Brasil-Moçambique, que contou com a participação (remota) de docentes e discentes do Instituto de Ciências da Saúde (ISCISA), de Maputo, dentre outras atividades.
7) Obras de acessibilidade
A acessibilidade é uma preocupação constante no campus Lagarto. As obras de acessibilidade do campus serão retomadas em 2023. A ordem de serviço foi assinada pelo reitor Valter Santana em cerimônia realizada em São Cristóvão. Segundo a Divisão de Ações Inclusivas (Dain), o campus Lagarto com 31 discentes ingressantes pela cota para estudantes com deficiência (o número de ingressantes de 2022 ainda não foi computado).
Ana Laura Farias
Campus Lagarto