O Campus de Lagarto realizou nesta quinta-feira (9) evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEMP), do Governo do Estado. A programação incluiu oficina com uso de fitoterapia, aromaterapia e escuta afetiva, apresentação da estrutura da Secretaria, palestra com empreendedora e abordagem médica sobre saúde sexual.
O diretor do campus, Makson Oliveira, acredita que o evento é relevante para debater a importância da data e das políticas públicas. Boa parte do campus Lagarto é composto por mulheres. Esse tipo de evento é importante para ressaltar os direitos das mulheres. Por isso, a pasta é também fundamental”, pontua.
A diretora de Saúde da Mulher da SEMP, Viviane Goston, enfatiza a necessidade de articulação com instituições de ensino. "É um momento muito propício para falar com estudantes de saúde e refletir sobre assuntos ligados à área e possibilidades de atuação. Por isso que trouxemos na programação uma empreendedora da área de saúde", pontua. A ação deve ser levada para outras unidades de ensino.
A diretora de Planejamento, Claudia Moreira Rêgo, apresentou a estrutura da Secretaria Especial, criada em 2023, e elencou algumas medidas recentes, como o Selo Social Empresa Amiga da Mulher, lançado na última quarta-feira (8).
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres é responsável por fomentar as políticas públicas voltadas às mulheres, de forma transversal nas demais secretarias estaduais. A oficina foi realizada pela arte educadora Rose Fonseca, do Espaço Cura da Alma, de Aracaju. A empreendedora em saúde foi a fisioterapeuta Andrea Viana e o médico responsável pela palestra foi Almir Santana. Almir é também referência técnica do Programa IST/Aids.
Ana Laura Farias - Campus Lagarto