Seg, 10 de abril de 2023, 10:12

Primeira Gincana do campus Lagarto estimulou integração acadêmica
Disputa foi realizada entre os oito cursos do campus
Os vencedores foram Medicina (primeiro lugar), Enfermagem (segundo lugar) e Nutrição (terceiro lugar). Imagens: Ana Laura Farias/Campus Lagarto

O campus Lagarto realizou a 1ª GincampLag, entre os dias 27 e 31 de março. A competição foi realizada entre os oito cursos do campus. A programação incluiu jogos de mesa, futsal, queimadão misto, arrecadação de 10 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal, provas socioculturais e shows de talento. A disputa era realizada entre os cursos. Os vencedores foram Medicina (primeiro lugar), Enfermagem (segundo lugar) e Nutrição (terceiro lugar). Cerca de 600 alunos das oito graduações do campus Lagarto participaram do evento.

O objetivo do evento foi diversificar as atividades e trazer um relaxamento para os alunos. Para isso, foi adicionada uma semana ao ano letivo. O diretor do campus, professor Makson Oliveira, acredita que o evento atingiu suas intenções. “Os discentes aqui do campus têm um volume de estudos muito grande, em parte por causa das metodologias ativas. Então, realizar essa integração por meio do esporte foi uma abordagem diferente em relação à saúde mental”, avalia.

Os discentes que vivenciaram os dias da gincana também fazem um balanço positivo. O discente Ryan Andrade, do curso de Fisioterapia, também acredita que a Semana foi revigorante. "Eu confesso que estou até um pouco surpreso. Vim no primeiro dia sem muita expectativa, mas logo vi a animação de todo mundo e também fiquei empolgado. Acho que é uma competitividade importante, que deixa a gente animado. Para mim, foi feito aquela frase 'não prometeu nada e entregou tudo'", observa.

Para Ryan, o evento reforçou a integração no campus

Calouro, o morador de Frei Paulo, a 60 km de Lagarto, acredita que o evento foi importante também para a integração entre os discentes. "Tinha gente do meu curso que eu só sabia quem era, outros nem isso. E a gente se viu interagindo, apoiando um ao outro, num espírito de união para focar na participação e nos resultados", pontua. Ryan relata que espera que o evento aconteça outras vezes.

A GincampLag contou também com a participação de 70 docentes e cerca de 50 técnicos administrativos, responsáveis também pela organização do evento.

Integrante da equipe que venceu a Gincana, o discente de Medicina Andrei Santana, do terceiro ciclo, acredita que a GincampLag foi muito empolgante e destacou a prova de arrecadação de alimentos. “Deu muito trabalho, no primeiro dia, a gente não tinha muitas pessoas do time participando, mas eu percebi que depois disso as pessoas se animaram mais. No meu caso, foram duas coisas muito boas: poder jogar e também me empenhar na coleta dos alimentos. A parte social é muito importante, pois assim vamos chegar em quem precisa”, avalia.

Futsal feminino esteve dentre as modalidades praticadas no Ribeirão

As cerca de 10 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal vão ser distribuídos entre o Asilo Santo Antônio, a Comunidade Quilombola Altos de Lagarto, funcionários do estádio Ribeirão e discentes do campus em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Gincana também estimulou a doação de sangue.

O campus Lagarto é formado por oito cursos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto

Jogos lúdicos também integraram a programação
Atualizado em: Seg, 10 de abril de 2023, 10:22