Qui, 13 de abril de 2023, 11:22

Evento avalia saúde e movimentos sociais
Ação foi realizada pela PEC

Lagarto tem 12 assentamentos agrários. A Prática de Ensino à Comunidade, realizada no primeiro ciclo, no Departamento de Educação em Saúde (DESL), é responsável pela inserção dos discentes no território e da comunidade. Para compreender um pouco mais sobre a situação da saúde nos assentamentos, a equipe da PEC convidou o ativista Marcelinho sem Terra, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, na última quinta-feira (23).

A abordagem atende aos conteúdos trabalhados na PEC sobre participação da sociedade civil e comunidade. “Nós temos espaços como os Conselhos de Saúde, mas a participação popular deve ser maior do que isso. É por isso que nós aqui na Universidade precisamos também ouvir as pessoas e entender as suas necessidades”, observa a coordenadora do evento, professora Janaína Geraldini, do DESL .

No assentamento Roseli Nunes, no povoado Barro Vermelho, que foi visitado por turma de discentes da PEC, foram verificadas pela equipe dificuldades relacionadas ao acesso à água e ao transporte. “Existe um ponto de apoio para atendimento na Atenção Primária à Saúde, mas mesmo assim, muitas das famílias só conseguem o acesso em caso de urgência e emergência, por conta da dificuldade geográfica e dos custos do transporte, já que estamos falando de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, pontua a docente. Os assentados também podem receber atendimento uma vez por semana, na Unidade de Saúde Básica da Cidade Nova. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Semagri) e de movimentos sociais.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Notícias UFS