Seg, 24 de abril de 2023, 10:52

Evento debate saúde mental das mulheres
Encontrou contou com palestras, mesa-redonda, mesa literária, música, dança e exposição cultural
Palestra da professora Ritta Barcelos foi realizada durante a manhã. Imagens: Ana Laura Farias/Campus Lagarto

O encontro “Sobre Elas & Para Elas” debateu a relação entre gênero e saúde mental, na manhã desta segunda-feira (17). O evento foi idealizado pela discente Jamile Alves, do primeiro ciclo do curso de Terapia Ocupacional, em parceria com outros alunos do mesmo ciclo, e coordenado pelas docentes Raphaela Schiassi, Rita Barcellos, Sandra Aiache Menta e Stéphany Correia, do mesmo departamento. O encontrou contou com palestras, mesa-redonda, mesa literária, música, dança e exposição cultural.

A professora Rita Barcellos apresentou a palestra “Saúde Mental, Resiliência e Bem-estar das Mulheres”, enquanto a mesa-redonda realizada pela professora Sandra Aiache Menta abordou a temática violência doméstica e a professora Raphaela Schiassi abordou a relação entre a saúde mental das mulheres e a atualidade. A discente Jamile explica que a ideia para o evento surgiu pela necessidade de unir as discussões de gênero e de saúde mental. “Além disso, eu sentia muita falta de ter mais coisas voltadas à cultura, com exposições, música e coisas assim. Estou muito feliz porque tive apoio das docentes [do Departamento de Terapia Ocupacional] e deu tudo certo como imaginava”, pontua.

Discente Jamille Alves idealizou o evento, em parceria com outros alunos do mesmo ciclo

A professora Raphaela Schiassi, acrescenta que o encontro é também uma alusão ao mês da Mulher. “Nossa ideia inicial seria realizar esse evento em março, mas tivemos outras programações no campus, como a Gincana”, pontua.

A parte cultural do evento contou com a roda de conversa “Literatura de Autoria Feminina: o livro que marcou a minha vida”. “O objetivo foi trazer livros de autoria feminina, em obras nacionais e internacionais. Cada pessoa trouxe um livro. Ter esse contato é muito importante porque livros escritos por mulheres retratam de forma mais autêntica nossas vivências e dores cotidianas”, observa a coordenadora da Bilag, Bárbara Barcellos. Os livros contemplaram também autores sergipanas como Taylane Cruz e autoras internacionais, como Angela Davis e Rupi Kaur.

A exposição cultural foi realizada pela artista lagartense Tassia Reis, após convite da coordenadora da Bilag, Bárbara Barcellos. “Ter essa exposição aqui no campus foi muito importante para mim porque normalmente as minhas obras vão para lugares mais distantes, como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza. Então, para um artista é sempre muito bom ter a oportunidade de ver a reação e o impacto que a minha arte causa nas pessoas e eu só consigo fazer isso em locais próximos, como Aracaju e Lagarto”, observa.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto