Sex, 28 de abril de 2023, 12:06

Oficina aborda o uso de ferramenta para detecção de similaridade textual em trabalhos acadêmicos
Evento foi voltado para docentes e bibliotecários
Professora Renata Costa abordou a temática integridade científica em oficina na Vivência. Imagem: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

Projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, artigos, dissertações e teses. Todos esses são elementos presentes no cotidiano das universidades, e para garantir o bom funcionamento, e a lisura dos processos e resultados, as instituições desenvolvem ações e estratégias para garantir a integridade acadêmica. Pensando nisso, o campus Lagarto recebeu, na manhã desta terça-feira (25), a “Oficina sobre Integridade Científica – Turnitin Similarity”, ferramenta utilizada para detecção de similaridades textual.

A oficina foi ministrada pela coordenadora da Coordenação de Pesquisa (Copes), professora Renata Costa, e voltada para docentes e bibliotecários. “A ferramenta ajuda a detectar padrões e informa o percentual de similaridade de um texto com outras obras já publicadas. A análise sobre se aquela similaridade constitui ou não um plágio é feita pela ação humana”, explica.

Os docentes acessam diretamente o sistema, e os discentes, por meio de link gerado pelos docentes. “Um professor pode gerar um link para um orientando, por exemplo. Essa decisão foi tomada por conta da diferença do quantitativo de discentes e docentes. Com o acesso sendo via docente, fica mais viável esse gerenciamento”, pontua a coordenadora. Docentes que ainda não tenham acesso devem solicitá-lo através do e-mail integridadeacademica@gmail.com.

Apesar dos debates recentes sobre impactos de ferramentas como chat GPT e outras aplicações, é importante lembrar que a preocupação com a temática dentro das universidades é mais antiga. A UFS trabalha com a Resolução 05/2016 e a cartilha “UFS na peleja contra o plágio”, desde 2019. Nacionalmente, o debate foi intensificado a partir de 2010, com documento expedido pela seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE).

A coordenadora da Bilag, Bárbara Barcellos, acredita que a oficina traz ao campus um tema relevante e atual. “É uma oportunidade de trazer ao campus esse debate especializado, que nos ajuda aqui no cotidiano, na orientação e no apoio em tomada de decisões. A ferramenta é uma maneira de ajudar os alunos no TCC, pois auxilia a corrigir as citações. É importante pontuar que a ausência de uma citação ou mesmo uma citação inadequada, pode levar a uma acusação de plágio”, pontua.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto