Qua, 17 de maio de 2023, 12:44

Em Lagarto, UFS celebra 55 anos com programação na Câmara e no Campus
Eventos integram agenda de aniversário da Universidade

A programação de 55 anos de aniversário da UFS em Lagarto foi realizada na manhã desta terça-feira (16), em dois momentos: na Câmara Municipal de Lagarto, com uma moção de aplausos destinada aos docentes James Almada (Farmácia) e Paulo Martins Filho (Educação em Saúde) e programação cultural no Campus de Lagarto.

A moção de aplausos foi referente à presença dos professores do Campus de Lagarto no ranking internacional AD Scientific 2023, destacando os dois docentes entre os principais pesquisadores da América Latina em suas áreas de conhecimento (Ciências Naturais, no caso do professor James Almada, e Patologia Investigativa no caso do professor Paulo Martins Filho). A programação contou com o reitor da UFS, professor Valter Santana, o vice-reitor, professor Rosalvo Ferreira, pró-reitores e a direção do Campus de Lagarto, além das chefias de setores e departamentos.

O reitor acredita que o momento é de celebrar, mas também de traçar novas metas e olhar para o futuro. “Uma universidade vive de ciclos de desenvolvimento e nós estamos agora num momento de crescimento, somos um motor de desenvolvimento. Foi assim em São Cristóvão quando o campus começou, foi assim também aqui em Lagarto, com as mudanças que a presença do campus proporcionou. E nós agora estamos aqui na Câmara Legislativa, que é a casa do povo, acho que isso reflete bem a nossa forma de enxergar a instituição. Quando penso no futuro da UFS, acho que o principal é que ela esteja cada vez mais perto das pessoas e das demandas da sociedade”, avalia.

Primeira celebração dos 55 anos da UFS em Lagarto foi na Câmara de Vereadores. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

O vice-diretor do Campus de Lagarto, professor André Sales Barreto, acredita que o futuro é promissor. “Nós estamos aqui num campus relativamente novo, se compararmos aos já tradicionais, inserido na região Centro Sul, uma potência econômica de grande densidade populacional . É um campus que inova em sua metodologia e entrega recursos humanos muito qualificados para a região. Acredito que comemorar os 55 anos da UFS aqui é muito importante não apenas pela festa, mas para lembrar a nossa trajetória na região e o trabalho que tem sido feito de forma ininterrupta na área da saúde”, observa.

Professor James Almada foi homenageado durante a solenidade. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A contribuição com a sociedade, por meio da pesquisa, é justamente a preocupação dos professores James Almada e Paulo Martins Filho, que receberam a moção de aplausos na Câmara. O professor James lembrou da importância do trabalho conjunto. “É um esforço coletivo. Eu agradeço muito a UFS e também a todos os colaboradores que foram importantíssimos em todos esses anos de pesquisa”, avalia. O professor Paulo destacou também o impacto dos estudos no cotidiano da sociedade. “Muitos dos artigos que foram realizados tiveram impacto direto na mudança de políticas públicas, em especial em momentos muito críticos da pandemia de Covid-19. É gratificante ver esse impacto positivo na saúde pública, pois a Ciência não tem fronteiras e muda o mundo”, pontua.

Professor Paulo Martins também foi homenageado na Câmara de Vereadores. (foro: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A programação cultural do campus Lagarto incluiu mesa de abertura e apresentações do servidor Elisson Sandes, dos discentes Ana Regina e Adley Tavares, e do Grupo Musical de Discentes do CampusLag, do grupo de dança TALT, dos projetos Revivato e Território Feliz, além de quadrilha junina. Na Vivência, o palco foi deslocado para a frente do Restaurante Universitário para que os discentes pudessem aproveitar um pouco mais da comemoração durante o almoço. Uma delas foi a discente Milene Batista, do curso de Fisioterapia. Ela acredita que eventos assim são importantes para a comunidade acadêmica. “É uma forma importante de estimular as pessoas a participarem das coisas. Estou no terceiro ciclo e estou gostando da experiência da UFS, acho muito relevante essa data dos 55 anos”, explica.

Projeto Território Feliz fez parte da programação cultural no Campus de Lagarto. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Estiveram presentes os pró-reitores Dilton Maynard (Graduação), Lucindo Quintans (Pesquisa e Pós-Graduação), Marcelo Mendes (Assuntos Estudantis), SuelI Carneiro (Extensão e Assuntos Comunitários), Sérgio Ferreira (Planejamento) e Thais Ettinger (Gestão de Pessoas).

A agenda em Lagarto integra a programação de comemoração dos 55 anos, que inclue também as cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto

Atualizado em: Qua, 17 de maio de 2023, 14:31