Qua, 07 de junho de 2023, 12:36

X Mostra da PEC reúne experiências com a comunidade
Cerca de 147 mil pessoas foram diretamente impactadas pelo trabalho da PEC no último ano letivo
Docentes da PEC. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

Durante o primeiro ano letivo, os estudantes dos oito cursos do campus Lagarto estudam juntos e, dentre outras atividades, conhecem as necessidades dos moradores e os territórios. Essa ação, realizada de forma integrada entre discentes, docentes, agentes de saúde comunitários e população local é chamada de Prática de Ensino à Comunidade (PEC). Para celebrar os resultados desse ano, a equipe docente promoveu a X Mostra da PEC, na Vivência do campus Lagarto, com apresentações do grupo TALT e da Quadrilha Xamego de Menina , poesia, cordel, mostra de vídeos e feira agroecológica e na última terça-feira (6).

O coordenador da PEC, professor Helmir Oliveira, acredita que o momento é de expor para a sociedade o trabalho realizado ao longo do ano letivo. “Foram cerca de 14 mil pessoas diretamente impactadas pelo nosso trabalho na PEC neste último ano letivo. Tudo isso graças a essa parceria muito importante que estabelecemos com os agentes comunitários de saúde, peças fundamentais no desenvolvimento da PEC”, pontua.

Discente Anderson Alves acredita que experiência contribui para a formação profissional mais humanizada

Uma delas é Fabiana Santos, que trabalha há 13 anos no distrito Colônia Treze, acredita que a PEC é um ganho para todos. “Eu gosto muito, é uma troca de experiências muito boa, eles são muito novos, estão descobrindo tudo, participam e se envolvem bastante. Eu coloco para andar mesmo, a gente sai junto, faz as visitas, eles ficam sabendo a realidade do lugar. Eu acho muito bom e muito importante”, observa a agente comunitária de saúde.

Anderson Alves, do curso de Nutrição, foi um dos discentes na PEC de 2023 . “Nós tivemos contatos com algumas pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social. Essa é uma forma interessante de fazer a gente sair da bolha, compreender o determinante social, aprender a se colocar mais no lugar do outro. Fomos muito bem recebidos, percebi que muitos deles tinham essa necessidade muito grande de atenção e contato social. Não tenho dúvidas de que, futuramente, vamos ser profissionais de saúde melhores por causa dessa experiência”, observa.

A comunidade também esteve presente no evento. A coordenadora da escola Augusto do Prado Franco, do povoado Rio das Vacas, no Colônia Treze, Carmosa Lopes, explica que as visitas da PEC têm ajudado muito a comunidade. “Eu sou também moradora do local, então eu já via muito o movimento da Universidade lá na vizinhança e achava muito interessante. Foi quando a gente se articulou e eles passaram a ir também lá na escola. Isso tem motivado muitas coisas, como a nossa feirinha criativa que trouxemos aqui no evento. A gente já tinha a ideia e com o apoio deles, a gente conseguiu fazer que funcionasse”, observa.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto