Ter, 27 de junho de 2023, 09:50

Ano letivo 2022 foi marcado pelo fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão no Campus de Lagarto
Aulas encerraram em junho
Simulação de catástrofe foi realizada em setembro de 2022. (Foto: Ana Laura Farias/Campus de Lagarto)

O ano letivo 2022 do Campus de Lagarto, que encerrou em 10 de junho, foi movimentado com ações de ensino, pesquisa e extensão, além de iniciativas administrativas. Esse foi o primeiro ano letivo realizado com as aulas 100% presenciais. O ano letivo, iniciado em setembro de 2022, teve retomadas de eventos, como a X Mostra da PEC e novidades, como a primeira simulação de catástrofe com múltiplas vítimas em universidade do Norte-Nordeste.

A parte administrativa também passou por algumas mudanças, como a aquisição de novos veículos e o plantio de mudas da Semana de Meio Ambiente com o vice-reitor Rosalvo Ferreira. O ano letivo também foi marcado pela realização da primeira eleição para Direção e Vice-Direção do campus, em maio. No mesmo mês, o campus participou da comemoração dos 55 anos da UFS.

A preocupação com os discentes é constante na UFS e no Campus de Lagarto. Refletindo a qualidade do ensino, a UFS alcançou a taxa de sucesso de 43%, retomando o índice pré-pandemia, enquanto no campus Lagarto essa taxa é de 65%. A abordagem humanizada do campus leva sempre em consideração também a saúde mental dos discentes. Nesse âmbito, foram realizadas a I Gincana do Campus de Lagarto, com uma semana de duração adicionada ao calendário acadêmico, e a campanha Setembro Amarelo.

Primeira gincana do campus foi realizada em março de 2023

O campus, aliás, tem outras duas semanas fixas em seu calendário acadêmico: a de Acolhimento, voltada para os alunos calouros em seus primeiros dias, e a Acadêmica, com programação dos nove Departamentos (oito cursos+ Educação em Saúde).

Eventos voltados a discussões de temas importantes na sociedade e/ou ações solidárias estão também sempre presentes em nosso calendário. Foi assim com a campanha de doação de sangue e a mesa-redonda sobre assédio sexual e moral (promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas), dentre outros.

O campus também foi destaque na pesquisa. Os docentes James Almada (Farmácia) e Paulo Martins (Educação em Saúde) foram citados no ranking internacional AD Scientific Index 2023, em lista com os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina.

Além disso, tivemos o docente Victor Santana, do Departamento de Medicina. Na pós-graduação, o campus comemorou também uma boa notícia: o Programa em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) aumentou o conceito para a nota 4 na Avaliação da Capes.

O aspecto cultural e o contato com a literatura também foram incentivados pela Biblioteca do campus Lagarto. No começo do ano 2023, as aulas retomaram após o recesso de fim de ano, após reforço na campanha de vacinação no campus, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O campus Lagarto é formado pelos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. O primeiro ano letivo dos alunos é cursado no Departamento de Educação em Saúde, com discentes das oito graduações estudando juntos. O campus adota metodologias ativas em todos os cursos.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto

Atualizado em: Ter, 27 de junho de 2023, 14:25