Ter, 18 de julho de 2023, 12:25

Semana de Acolhimento marca início do ano letivo 2023 no Campus de Lagarto
Evento segue até a próxima sexta (21)

O ano letivo 2023 do Campus de Lagarto iniciou nesta segunda-feira (17) com a abertura da 13ª Semana de Acolhimento (SALag). O evento, voltado para a recepção dos calouros, segue até a próxima sexta-feira (21), com palestras, mesas-redondas e oficinas para que os novos discentes conhecerem a estrutura e o funcionamento do primeiro ano letivo.

A mesa de abertura contou com o reitor da UFS, Valter Santana, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, os pró-reitores Dilton Maynard (Graduação), Sueli Pereira (Extensão), o diretor geral do campus, Makson Oliveira, o diretor em exercício, André Barreto, e a chefe do Departamento de Educação em Saúde, Rosiane Pacheco, além de representantes dos técnicos (Edcleiton Fontes), discentes (Thales Santana) e funcionários terceirizados (Adriana Santos).

O reitor da UFS destacou a trajetória do Campus de Lagarto e seu papel na inclusão. “Eu me recordo da aula inaugural do campus, é realmente interessante perceber o processo dinâmico de transformação. Hoje, o campus é reconhecido não apenas pela forma que trata a saúde, mas também por uma trajetória muito feliz e exitosa. É muito bom saber que o campus tem recebido filhos e filhas de pessoas que não tiveram acesso ao ensino superior. Acho que temos um resultado extremamente positivo nesse sentido, mas com a assimetria que acontece em nosso país, o objetivo é que a Universidade seja ainda mais inclusiva”, observa.

Reitor destacou trajetória do Campus de Lagarto. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O diretor do Campus de Lagarto, Makson Oliveira, destaca a formação que os discentes recebem. “Nós aqui trabalhamos na formação de um profissional humanizado. E o nosso compromisso é exatamente esse: formar profissionais qualificados para mudar Sergipe e o Brasil”, pontua.

O diretor em exercício, André Barreto, ressalta a importância da autonomia dos alunos, especialmente pelas metodologias ativas. “A formação não é apenas em sala de aula, também pode acontecer com envolvimento em projetos, pesquisas de iniciação científica, dentre outros. Explicar o funcionamento, possibilidades e potencializar o aproveitamento por parte dos discentes é um objetivo muito claro da Semana de Acolhimento. Nós aqui temos alunos responsáveis pelo próprio sucesso”, diz.

Quem já está na metade do caminho dessa trajetória de graduação lembra bem a experiência de ser aluno calouro. Lucas Andrade, do terceiro ciclo do curso de Medicina, participou, pelo segundo ano consecutivo, da organização da Semana de Acolhimento, como mestre de cerimônias. “O que esses colegas estão tendo aqui é uma oportunidade incrível. No meu caso, eu entrei na UFS na última chamada da lista de espera, já depois da SALag. Tive que tentar entender, com o apoio de alguns colegas e docentes, o que eram as siglas, o funcionamento dos setores, metodologias ativas, etc. Consegui, mas sei que ter um momento desses faz muita diferença para quem tem a chance de participar de algo assim”, pontua.

Enzo falou sobre as expectativas para o início de curso. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

É o caso do aluno calouro Enzo dos Santos, do curso de Nutrição. Morador de Campo do Brito, a 30 km de Lagarto, ele diz estar vivendo um misto de alegria e preocupação. “Eu estou muito animado porque é uma etapa nova, mas ao mesmo tempo com um pouco de medo porque ainda não sei bem como vai ser e também fico pensando sobre as metodologias ativas”, explica.

O coordenador geral da Semana de Acolhimento do Campus de Lagarto, Vando Soares, acredita que esse receio, embora comum, tem diminuído ao longo dos anos. “Um certo nervosismo é normal, pois é tudo muito novo. Como estamos na décima terceira edição, podemos dizer que já estamos falando de um evento consolidado. Ao longo dos anos, pudemos apostar mais na disponibilização de informações, em mostrar como as coisas são. A Semana de Acolhimento existe justamente para minimizar esse nervosismo”, analisa.

Equipe coordenadora do evento. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A SALag é organizada por uma comissão e coordenada pela equipe pedagógica da Divisão de Assistência Estudantil (DAE), formada pela pedagoga Lorena Lima e os técnicos em Assuntos Educacionais Elisângela Oliveira e Vando Soares.

O Campus de Lagarto é formado pelos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional. Durante o primeiro ano letivo, os discentes de todos os cursos têm aulas juntos, no Departamento de Educação em Saúde.

Ana Laura Farias - Campus Lagarto

Atualizado em: Ter, 18 de julho de 2023, 14:36