Qui, 20 de julho de 2023, 11:24

Bibliotecária e docente do campus promovem capacitação em escola de Lagarto
Temáticas foram literatura afro e autoconhecimento
Chefe da Bilag abordou literatura afro. Imagem: Ana Laura Farias/Campus Lagarto

Ampliar o conhecimento difundido dentro da Universidade a ampliar as discussões para outros espaços. Esse é um dos objetivos das palestras e capacitações oferecidas para as escolas (de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) localizadas em Lagarto e municípios vizinhos. Foi o caso da capacitação ofertada pela chefe da Bilag, Bárbara Barcellos, e a professora de Terapia Ocupacional Raphaela Schiassi, no Colégio Santa Rosa Venerini, no bairro Ademar de Carvalho, na última sexta-feira (14).

A bibliotecária Bárbara Barcellos abordou a literatura afro e suas estratégias de abordagem em sala de aula. Ela destacou autoras negras como Carolina Maria de Jesus, Cristiane Sobral, Conceição Evaristo e Djamila Ribeiro e a necessidade de preparação para lidar com situações de racismo dentro e fora das salas de aula. “É a existência de autoras e personagens negras que permitem que eu esteja aqui, nesse momento, trazendo essas temáticas numa perspectiva intelectual. Isso é muito importante porque questões ligadas ao nosso empoderamento e o combate ao racismo devem ser uma abordagem constante, não apenas no Dia da Consciência Negra, em novembro”, observa. Essa é a segunda palestra da chefe da Bilag na escola. A primeira foi realizada em fevereiro deste ano, sobre História e Cultura Afrobrasileira.

Professora de Terapia Ocupacional abordou autoconhecimento. Imagem: Arquivo pessoal

Já a professora Raphaela Schiassi abordou a necessidade do autoconhecimento, com a palestra “Com Quem eu Esqueço de Conversar?” e explicou como o diálogo consigo mesmo e o entendimento das próprias emoções afetam não apenas o bem-estar, mas também a relação com o outro. “Dentro das escolas, em muitos casos, pode haver dificuldade em entender o que está passando com um professor ou professora, por exemplo. E essa dificuldade de diálogo consigo mesmo pode também dificultar a relação com os colegas e os discentes”, explica.

A professora Raphaela também participou da palestra realizada em fevereiro, na mesma escola. O conteúdo da palestra apresentado na última sexta-feira faz parte do projeto de estudo, pesquisa e extensão Sapeca (Saúde, Atenção Psicossocial e Educação de Crianças e Adolescentes), que, além de envolver palestras reflexivas nas escolas, oferece acolhimento aos professores da rede do município de Lagarto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Ambulatório de Saúde Mental de Terapia Ocupacional (Revivato).

O convite às duas foi feito pela direção da escola. “A motivação do convite foi baseada na importância de refletir sobre a nossa cultura afro-brasileira na sala de aula, bem como a sua rica literatura. Que teve como centralidade a literatura feminina. Já o tema da comunicação foi inspirado na grande urgência de viver, no espaço educativo, relações pautadas em bons e efetivos diálogos entre família e escola, alunado e docentes. Sem contar que ambas as profissionais são de uma intelectualidade e leveza, domínio e excelência nas temáticas abordadas”, explica a diretora do Colégio Santa Rosa Venerini, Irmã Islaneide Araújo.

Ana Laura Farias

Campus Lagarto

Público era formado por equipe da escola. Imagem: Ana Laura Farias/Campus Lagarto
Atualizado em: Qui, 20 de julho de 2023, 12:36