O campus Lagarto recebeu, na última sexta-feira (15) , o evento Cultura em Ação, organizado pela Pró-reitoria de Extensão, dentro da programação de 55 anos da UFS. A vivência em capoeira foi realizada pelo Mestre Salgado (referência à cidade onde nasceu e trabalha, a 25 km de Lagarto). Mestre Salgado possui Grau de Mérito Universitário Especial em Artes e Cultura Popular pela UFS.
É a terceira visita dos selecionados do edital ao campus Lagarto em 2023. São 90 pessoas com Grau de Mérito Universitário Especial, de 30 municípios. O objetivo da Proex é incluir cada vez mais os campi do interior nas visitas realizadas pelos detentores do Grau de Mérito Universitário Especial. "Nós vimos a necessidade de aumentar a divulgação, descentralizar e democratizar esse acesso, fazendo com que todos tenham a oportunidade de conhecer essas referências, que vêm de diversas áreas do estado", explica o chefe do Escritório de Projetos e Tecnologias de Extensão, Cleber Menezes.
O vice-diretor do campus Lagarto, professor Luis Felipe Souza, também reforçou a importância da descentralização. "A ideia é que a gente possa sempre reforçar esses eventos da Pró-reitoria de Extensão e integrá-los na dinâmica do campus ", pontua.
Mestre Salgado esteve pela primeira vez no campus Lagarto. "Foi muito bom, eu nunca tinha tido oportunidade antes. E percebo que foi uma troca muito importante, as pessoas realmente participaram, quiseram conhecer um pouco mais da capoeira", observa. Aos 32 anos, ele é o mais jovem dentre os contemplados no edital. "Eu comecei muito jovem, acho que esse reconhecimento vem do fato de viver a capoeira de forma muito intensa, sempre me dediquei ao extremo", observa. Atualmente, Mestre Salgado tem mais de 100 alunos (a maioria é formada por crianças). Mestre Salgado integra o grupo Cordão de Ouro - Sergipe.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto