Prestar os primeiros socorros pode ser um desafio para quem não tem formação em saúde. E a comunidade surda ainda enfrenta outra barreira: a comunicacional. Pensando nisso, os professores Almir Barbosa e Simone Cabral, do Departamento de Educação em Saúde, com o projeto de extensão Capacite-se, promoveram o evento "A Importância dos Primeiros Socorros para a Comunidade Surda", na última segunda-feira (25), no miniauditório da Bilag. O público era formado por surdos e ouvintes.
Os primeiros socorros foram demonstrados pela professora Simone Cabral, também do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto, com o apoio de três intérpretes de Libras.
O professor Almir Barbosa, responsável pela disciplina de Libras no campus, explica que a ideia do evento surgiu após a reflexão sobre a dificuldade de acesso à informação por parte dos surdos. "Os primeiros socorros não chegam até eles com precisão, e ter esse conhecimento é algo que pode literalmente salvar vidas. Nós temos aqui surdos que são responsáveis por crianças e adultos e saber prestar um primeiro socorro pode ser decisivo", pontua.
A programação segue na próxima sexta-feira (29), com aula remota sobre sinais de Libras na área de saúde e envio dos vídeos realizados na próxima terça-feira (3/10).
Ana Laura Farias - Campus Lagarto