A Universidade Federal de Sergipe, por meio do campus Lagarto, passa a integrar o PROFSAÚDE, mestrado profissional em Saúde da Família, coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pós-graduação é voltada para trabalhadores das diversas formações de saúde, que atuem na atenção primária. O mestrado em rede engloba 46 instituições públicas de ensino superior.
As inscrições para as 14 vagas disponibilizadas iniciam em 18 de dezembro e seguem até 19 de fevereiro de 2024. As aulas, em formato híbrido (com nove encontros presenciais no campus Lagarto), iniciam em agosto de 2024. A iniciativa foi aprovada no Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe), no último dia 16.
O diretor geral do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, vê afinidade entre os temas e abordagens do PROFSAÚDE e o cotidiano do campus. “Foi uma demanda que chegou via Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Nós entendemos que o mestrado tem um alinhamento muito próximo ao campus Lagarto. Foi feito um contato inicial com a Fiocruz, seguido de reuniões para conhecer melhor o programa. Existem semelhanças muito grandes, em questões como a atenção à saúde primária e ao alinhamento com o SUS”, avalia.
O coordenador do PROFSAÚDE em Sergipe, docente Allan Dantas, do Departamento de Enfermagem, também acredita na afinidade entre o campus e o programa. “O campus Lagarto é todo voltado para a saúde coletiva, desde o começo, com a disciplina Prática de Ensino com a Comunidade (PEC). É um motivo de grande orgulho participar de uma iniciativa tão pioneira aqui em Sergipe na área de Saúde da Família”, explica.
O PROFSAÚDE engloba três eixos pedagógicos: atuação, educação e gestão. Assim como nas metodologias ativas do campus Lagarto, o processo de aprendizagem é focado no sujeito, estimulando a autonomia. No Nordeste, está presente em todos os estados. São sete linhas de pesquisa, envolvendo diversos aspectos relacionados ao tema Saúde da Família.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto