O ano de 2023 chega aos seus últimos dias no campus Lagarto, depois de várias atividades de ensino, pesquisa, extensão e diversidade de temáticas abordadas. Mudanças, novidades, continuidade de eventos anteriores e integração com a comunidade estiveram presentes na agenda do campus.
O espaço passou por novidades, como a primeira edição da GincampLag no mês de março. Outra coisa inédita no campus foi a primeira posse de diretor e vice-diretor após eleição realizada com a comunidade acadêmica. Foram eleitos o diretor Makson Oliveira e o vice-diretor Luis Felipe Souza. Outra novidade impactante foi a entrada do campus no PROFSAÚDE, mestrado profissional em Saúde da Família, coordenado nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O campus também alcançou o índice de 65% de taxa de sucesso.
O ano de 2023 também foi de comemoração. O aniversário de 55 anos da UFS aconteceu de forma itinerante e contemplou Lagarto com programação na Câmara Municipal de Vereadores e nas instalações do campus.
O campus Lagarto também comemorou a presença de dois docentes (James Almada, do Departamento de Farmácia, e Paulo Martins Filho do Departamento de Educação em Saúde) no ranking internacional AD Scientific Index 2023.
Três eventos fixos do calendário letivo também tiveram suas edições em 2023: a mostra da Prática de Ensino com a Comunidade (PEC), que demonstra o trabalho realizado pelos discentes e docentes do primeiro ciclo de todos os cursos, a Semana de Acolhimento, voltada para a recepção dos alunos calouros, e a Semana Acadêmico-Cultural (Senac), realizada em novembro, simultaneamente, em todos os campi da Universidade Federal de Sergipe.
A preocupação com inclusão e atenção à saúde mental no campus Lagarto vai além da sala de aula, por isso outros temas também são abordados em eventos realizados na instituição. Foi o caso da roda de conversa sobre autoras negras, realizada em agosto pela Bilag, e da ação Setembro Amarelo, organizada pelo Setor Médico (Semed) do campus.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto