Ter, 03 de setembro de 2024, 09:02

Campus realiza abertura do Profsaúde
Mestrado profissional aborda a Saúde da Família e é coordenado nacionalmente pela Fiocruz

O campus Lagarto recebeu a abertura do Profsaúde, mestrado profissional em Saúde da Família, nesta última quinta-feira (29). A abertura contou com o representante do reitor, professor Gladston Santos, coordenador de Pós Graduação da Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, , o diretor do campus, professor Makson Oliveira, o vice-diretor Luis Felipe Souza, o coordenador do Profsaúde, professor Allan Dantas, e a coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, professora Kelly Silva. A oferta do mestrado profissional em Sergipe é uma parceria entre a Fiocruz, que coordena nacionalmente o Profsaúde, Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A coordenadora nacional do Profsaúde, professora Carla Pacheco, participou remotamente e pontuou a importância da chegada do Profsaúde à UFS. "Antes, os candidatos de Sergipe tinham que se deslocar para outros estados. Agora, além de estudarem em Sergipe mesmo, vão reforçar a atenção primária à saúde local, contribuindo com o SUS em Sergipe", avalia.


Novos alunos foram recebidos pela equipe da UFS. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto
Novos alunos foram recebidos pela equipe da UFS. Imagens: Ana Laura Farias/ Campus Lagarto

Representando a Reitoria, o professor Gladston Santos destacou a relevância do mestrado profissional não apenas para a UFS, mas também para a comunidade. "A sociedade demanda da Universidade e a gente tem que dar uma resposta. Este mestrado tem muito a ver com o campus Lagarto, realmente teria que ser aqui. É um campus voltado para acolher a comunidade", observa.

O diretor do campus Lagarto, professor Makson Oliveira, também destacou a afinidade entre o campus e o mestrado ofertado nacionalmente pela Fiocruz. "É um objetivo que casou muito bem com o campus. Desde que houve o primeiro contato, através da Pró-Reitoria de Pós Graduação, já identificamos que era algo muito identificado com o campus. Estamos começando a nossa participação já como uma das instituições de ensino com o maior número de vagas", observa.


Ana Cristina Zuzarte trabalha com Odontologia em Aracaju
Ana Cristina Zuzarte trabalha com Odontologia em Aracaju

Essas oportunidades foram preenchidas por profissionais de diversas áreas da Saúde. Uma delas é a cirurgia dentista Ana Cristina Zuzarte, egressa da UFS (Campus São Cristóvão). "É um grande diferencial ser um mestrado profissional. Ao mesmo tempo que volto a ter contato com a Universidade, consigo me aprofundar na prática do meu trabalho", observa. Ana trabalha com Odontologia na área de Saúde da Família, em Aracaju.

O vice-diretor do campus Lagarto, professor Luís Felipe Souza, destacou o impacto direto do mestrado na comunidade. "Temos a oportunidade de trazer também pessoas formadas em outros estados para cá. São profissionais inseridos na rede de saúde e pensando na atenção básica. Como morador de Lagarto, sei o reflexo que isso traz para as pessoas", observa.


Professores Allan Dantas (coordenador do Profsaúde em Sergipe) e Makson Oliveira (diretor do campus Lagarto)
Professores Allan Dantas (coordenador do Profsaúde em Sergipe) e Makson Oliveira (diretor do campus Lagarto)

Em Sergipe, o Profsaúde é coordenado pelo docente Allan Dantas, do Departamento de Enfermagem do campus Lagarto. "É um fortalecimento da pesquisa na UFS, e, principalmente, no campus. O mestrado corrobora com atividades de pesquisa para fortalecimento das práticas baseadas em evidências. É também uma consolidação do campo de saúde coletiva no Estado de Sergipe. A UFS, a sociedade e a saúde coletiva só têm a ganhar com esses futuros mestres que vão fortalecer as práticas de atenção primária à saúde em seus serviços", explica.


Professores Gladston Santos (representante da Reitoria), Luís Felipe Souza (vice-diretor do campus Lagarto) e Kelly Silva (coordenadora adjunta do PPGCAS)
Professores Gladston Santos (representante da Reitoria), Luís Felipe Souza (vice-diretor do campus Lagarto) e Kelly Silva (coordenadora adjunta do PPGCAS)

Este é o segundo mestrado do campus Lagarto. O primeiro é o mestrado acadêmico ofertado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS). A coordenadora adjunta do Programa, professora Kelly Silva, participou do evento. Ela destacou as metodologias ativas e a integração. "É uma forma de educar tão colaborativa que vai ser uma revolução na vida de vocês. Cada professor aqui tem um compromisso com ajudar a discutir mudanças nas políticas públicas de saúde ", pontua. O PPGCAS vai passar a ofertar também doutorado no campus Lagarto.


Atualizado em: Ter, 03 de setembro de 2024, 10:06
Notícias UFS