Sistema de Bibliotecas da UFS (SIBIUFS) e a Bilag reuniram docentes para o alinhamento de ações. Na pauta da reunião, foram discutidos três temas principais: as avaliações do Ministério da Educação (MEC), a compra de livros e a doação de acervo para as bibliotecas. O evento foi realizado na última quinta-feira (19) e contou com a presença do diretor em exercício do campus, professor Luís Felipe Souza.
A diretora do SIBI, bibliotecária Selma Santos, explica a relevância do encontro. "É importante que os docentes participem, entendam os serviços prestados pelas bibliotecas e saibam como a gente pode contribuir", observa. A ação vai ser realizada em todos os campi da UFS.
A chefe da Bilag, bibliotecária Bárbara Barcellos, explica que o trabalho é feito em parceria. "No caso da avaliação do MEC, por exemplo, tanto os docentes quanto os bibliotecários devem ficar atentos em relação aos prazos e diretrizes que os documentos exigem", pontua. Bárbara também reforçou a importância da participação dos Departamentos na indicação de livros para a compra, nos prazos determinados a cada ano.
Em relação às doações, foi pontuado na reunião que o recebimento ou não do material atende a critérios técnicos definidos pelos bibliotecários, de acordo com as necessidades do acervo. Quem tiver interesse em doar deve procurar um bibliotecário, listar os livros disponíveis para doação e preencher o termo de doação, disponível na página do SIBI.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto