Três docentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde, do campus Lagarto, são listados como os 2% mais influentes do mundo em suas áreas de pesquisa, segundo o ranking da Universidade de Stanford (Estados Unidos). São eles: Adriana Gibara, Paulo Saquete e Victor Santos.
Além dos docentes do campus Lagarto, mais quatro pesquisadores da UFS integram o ranking: os docentes Adriano Antunes (Departamento de Farmácia, Programação de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas -PPGCF- e Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde- PPGCS), André Faro (Departamento de Psicologia e Programa de Pós Graduação em Psicologia), Juliana Quintans (Departamento de Fisioterapia e PPGCS) e Lucindo Quintans (PPGCF e PPGCS).
Adriana Gibara Guimarães - Graduada em Farmácia, com mestrado (Ciências Farmacêuticas) e doutorado (Ciências da Saúde) também realizados pela UFS. No campus Lagarto, é docente do PPGCAS e também já integrou o Departamento de Educação em Saúde. Em São Cristóvão, é docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas e do Departamento de Farmácia. Foi citada no ranking de Stanford pela quarta vez consecutiva. "Eu fico satisfeita em saber que, mesmo com poucos recursos, a Ciência que estamos fazendo é lida, citada e reconhecida na área de conhecimento na qual atuo. Tudo isso é um esforço coletivo, fruto da integração de docentes e discente de graduação e pós-graduação (ex.: PPGCAS), que torna estes resultados possíveis", avalia.
Paulo Ricardo Saquete Martins Filho - Graduado em Odontologia, com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, também pela UFS. No campus Lagarto, é docente do PPGCAS e do Departamento de Educação em Saúde. Em São Cristóvão, é docente do PPGCS. É citado no ranking de Stanford pela terceira vez. "É um motivo de imensa felicidade, já que neste ano fui citado entre os 0,5% mais influentes do mundo. Isso reflete não apenas o último ano, mas toda a trajetória acadêmica. Acredito que é um trabalho que ajuda na tomada de decisões por profissionais de saúde e responsáveis pelas políticas públicas de saúde ", explica.
Victor Santana Santos - Graduado em Enfermagem, com mestrado (Biologia Parasitária) e doutorado (Ciências da Saúde) também pela UFS. Em Lagarto, é docente do PPGCAS e do Departamento de Medicina. Em São Cristóvão, é docente do PPGCS. Também foi citado nos dois anos anteriores, com sua atuação referente ao período no qual lecionou na Universidade Federal de Alagoas. "Eu fiquei muito feliz pelo ranking, é um reconhecimento importante, assim como também me alegra ver como minha pesquisa tem impacto direto na vida das pessoas. Essa é talvez a maior das formas de reconhecimento ", observa.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto