A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (Agitte/UFS) integrou a programação da 10ª Semana Acadêmico-Cultural, no Campus de Lagarto, com o curso Inovação e Tendências Tecnológicas, no 16º Encontro de Empreendedorismo Inovador. O evento foi voltado para a comunidade do Campus de Lagarto e do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), na manhã desta segunda-feira (09). A ação foi ministrada pelo coordenador de Transferência de Tecnologia da da Agitte, Jadilson Batista, e a bolsista Fapitec da Corempi, Amanda Silva. A programação da Agitte no Campus de Lagarto segue à tarde, com a palestra “Como Proteger Minha Inovação: Desvendando a Propriedade Intelectual e o Papel da Agitte”, proferida pelo gestor de Propriedade Intelectual, Danilo Batista.
Jadilson explicou que a sociedade está, atualmente, na oitava onda da história da Inovação, tendo o uso da inteligência artificial como um dos principais marcos do período. Ele acredita que a pesquisa na área de Saúde exige alguns cuidados extras e particularidades. “Como a gente está falando de coisas com impacto direto no corpo humano, é natural que o tempo seja um pouco maior, já que existe uma grande necessidade de diversas etapas de testes. Porém, mesmo assim, o uso da tecnologia pode ser bastante benéfico para ajudar nos prazos e também para identificar lacunas”, comenta.
Jadilson destacou que as inovações tecnológicas estão presentes em no cotidiano e citou como exemplo o Pix, que já passou por diversas atualizações desde o seu lançamento. “A inovação tecnológica pode ter um impacto nacional, como é o caso do Pix, mas também pode ter impacto específico nas comunidades locais. É por isso que é extremamente importante ter esse diálogo também no interior e fomentar a inovação em todo o estado, não ficando restrito somente à Grande Aracaju”, pontua.
Os discentes do Campus de Lagarto aproveitaram a oportunidade. Um deles foi Marcos Cunha, do curso de Medicina. “Na época do ensino médio, eu tinha muito interesse na área de tecnologia. Depois, migrei para a saúde, mas o interesse pelo assunto permanece comigo, é algo que está no cotidiano e pode facilitar muito a vida, agora como discente e depois como profissional de saúde. E ter essa oportunidade aqui no campus que eu estudo é muito bom”, explica.
A gestora de Empreendedorismo Inovador, Maria Costa, ressaltou o momento da ação. “Nós completamos vinte anos da Lei da Inovação agora em 2024. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido, mas é necessário reforçar em nosso cotidiano a necessidade da inovação tecnológica, em todas as áreas”, explica.
Ana Laura Farias - Campus Lagarto