O Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), o “Encontro de Mestres e Amigos”, com mestres em Saberes e Fazeres em Artes e Cultura Popular, durante a programação da Semana Acadêmico-Cultural (Semac). Estiveram em Lagarto os mestres Joãozinho (rezador), Gil Caboclo (babalorixá) e Salgado (capoeira). O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).
O vice-diretor do Campus de Lagarto, professor Luís Felipe Souza, acredita que receber os mestres no Centro-Sul do estado é um reflexo da integração dos diversos tipos de saberes. “Especialmente no interior, existe uma integração muito forte da comunidade com a cultura popular e esse conhecimento tradicional, muitas vezes ancestral. Esse título é uma forma de a universidade reconhecer e mostrar que é de fato universal, lembrar às pessoas que isso aqui também é delas, elas fazem parte disso aqui”, pontua.
Gil Caboclo, da cidade de Boquim, terceira geração de babalorixás da família, esteve pela primeira vez no campus Lagarto. “É uma oportunidade de conversar um pouco mais sobre a nossa cultura e discutir questões como o preconceito que ainda vivemos”, pontua. O mestre Joãozinho, de 85 anos, destacou o seu tempo de trajetória e conhecimento com ervas medicinais. “É um dom que eu tenho desde criança, não foi que ninguém tenha me ensinado”, explica.
O chefe do Escritório de Projetos e Tecnologias Sociais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Cleber Menezes, destaca a importância da programação cultural. “É um grande prazer trazer atividades do tipo. São pessoas de grande relevância para o estado e, em muitos casos, estamos falando de um conhecimento que é passado de geração para geração.
As atividades com mestres também ocorreram em outros campi da UFS. Na terça-feira (10), foi a vez do Campus de Laranjeiras, com as mestras Marinalva Conceição de Laranjeiras e Fatinha Rezadeira. O evento também contou com o projeto de extensão Mamas Saudáveis, unindo conhecimento científico e sabedoria popular. Na quarta-feira (10), o Campus de Itabaiana, no Agreste do estado, recebeu os mestres Cangaceiro Roxinho de Arauá e Ninízio de Japaratuba.
Ana Laura Farias - Campus de Lagarto