Sex, 13 de dezembro de 2024, 14:24

Projetos de extensão são premiados em evento promovido pela Proex no Campus de Lagarto
Ação integrou a programação da Semac, que contempla o tripé ensino-pesquisa-extensão

O Campus de Lagarto recebeu o 11º Encontro de Iniciação à Extensão na manhã desta quinta-feira (12), dentro da programação da Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac/UFS). Três trabalhos foram premiados: “Território Feliz (coordenado pela professora Schiassi, do Departamento de Terapia Ocupacional), “Lagarto também nada!” (coordenado pela professora Scheila Schneiberg, do Departamento de Fisioterapia) e Socorristas Mirins (coordenado pela docente Magna Galvão, do Departamento de Educação em Saúde), nesta ordem.

A chefe da Divisão de Avaliação de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Cristiane Silva, destacou a vocação extensionista do Campus de Lagarto. "É um campus que coloca os discentes em contato com a comunidade desde muito cedo. E isso reflete não apenas na quantidade, mas também na qualidade dos projetos de extensão daqui", observa.


O vice-diretor do Campus de Lagarto, professor Luís Felipe Souza, concorda. "A estrutura curricular faz com que a extensão já esteja integrada à dinâmica do campus. Há um contato muito cedo com a comunidade e isso fomenta a cultura extensionista e faz toda a diferença não apenas na formação, mas também na prática profissional. Nossos discentes e egressos conhecem a comunidade e não separam o indivíduo de seu território, o que possibilita uma visão mais humanizada da saúde. Isso é uma coisa que já é percebida pela população de Lagarto e região. Sem dúvidas, um grande motivo de orgulho", avalia.

Uma dessas discentes é Joyce Beatriz Rocha, do projeto Território Feliz, vencedor da premiação após avaliação de comissão técnica da Proex. “É um projeto que faz muita diferença na minha vida e também na comunidade. E acho que essa vitória de hoje é um reconhecimento disso, do impacto positivo que nossa atividade tem nessas pessoas. E é exatamente esse o objetivo”, comenta.


A programação da Semac no Campus de Lagarto contemplou o tripé ensino-pesquisa-extensão. As atividades ligadas ao ensino foram realizadas pelos nove departamentos do campus e a pesquisa foi abordada em atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e o 34º Encontro de Iniciação Científica (EIC). O campus contou com participação de 86 trabalhos, de todos os departamentos.

O 34º Encontro Científico acontece num momento estratégico para a pesquisa no Campus de Lagarto, que contou com a aprovação do primeiro doutorado, no PPGCAS. O curso é também o primeiro doutorado na área de Saúde no interior de Sergipe. O coordenador do encontro em Lagarto, professor Paulo Galvanini, destaca a importância do evento e do fomento à pesquisa desde o início da graduação. “O campus vive um momento muito propício. A possibilidade de fazer doutorado aqui mesmo faz com que os alunos consigam enxergar um panorama mais amplo e esse contato com a pesquisa desde o começo, na iniciação cientifica, permite estimular a participação em todos os níveis de titulação”, comenta.


O EIC integra a programação da Semac e foi também realizado nos campi de Itabaiana, Laranjeiras, São Cristóvão e Sertão. No Campus de Lagarto, foram premiados trabalhos orientados pelas docentes Mônica Melo (Educação em Saúde), Diva Vieira (Nutrição) e Natália Andrade (Odontologia), nesta ordem.

O Campus de Lagarto é formado, na graduação, pelos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional, além do Departamento de Educação em Saúde, responsável pelo primeiro ciclo de aulas do discentes (todos os cursos assistem aulas juntas). Na pós-graduação, o campus conta com dois programas: o PPGCAS e o Profsaúde, mestrado em rede coordenado nacionalmente pela Fiocruz, que iniciou as atividades em Sergipe em 2024.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto


Atualizado em: Seg, 16 de dezembro de 2024, 13:17
Notícias UFS