O docente Paulo Martins, do Departamento de Educação em Saúde do campus está entre o 1% de pesquisadores mais influentes na área de estudo da Clínica Médica, segundo estimativa a partir de ranking da Universidade de Stanford (EUA). O docente já havia sido citado entre os 2% mais influentes nos anos de 2022, 2023 e 2024.
“Fiquei muito feliz de ter um resultado ainda melhor nesse ano, pois a subida da minha colocação entre os pesquisadores me permite afirmar a subida de 2% dos anos anteriores para 1% nesse resultado agora. Entendo que é a soma de um trabalho constante, resultado de 14 anos como docente na UFS e no campus Lagarto, onde sou o decano do meu Departamento, acompanhando as mudanças e o crescimento do campus desde os momentos iniciais”, avalia.
O pesquisador é também vinculado à pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS), localizado no campus Lagarto; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e Pós-Graduação em Odontologia (Prodonto).

O trabalho do pesquisador abrange pesquisas na área de epidemiologia, Covid-19, monkeypox e colaborações com instituições como a Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Zambeze (Moçambique), Polícia Federal (implantação da área de epidemiologia forense na sede em Brasília), Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e Hospital Santa Isabel. Paulo Martins está também à frente do Laboratório de Patologia Investigativa (LPi/UFS).
O ranking é dividido em duas subcategorias: impacto recorrente (que considera toda a carreira acadêmica dos pesquisadores) e impacto recente (que leva em consideração apenas o último ano).
No primeiro, além do professor Paulo, mais dois docentes da UFS foram contemplados: André Faro (Departamento de Psicologia) e Lucindo Quintans (Departamento de Fisiologia). No segundo, além do docente do campus Lagarto, mais cinco pesquisadores são listados: a professora Adriana Gibara (Departamento de Farmácia de São Cristóvão), Adriano Antunes (Departamento de Farmácia de São Cristóvão), André Faro (Departamento de Psicologia), e Jullyana Quintans e Lucindo Quintans (ambos do Departamento de Fisiologia. No campus Lagarto, a professora Adriana Gibara é vinculada ao PPGCAS e já integrou o quadro docente da graduação, no Departamento de Educação em Saúde.
Ana Laura Farias
Campus Lagarto