Sex, 05 de dezembro de 2025, 11:08

Dois projetos do campus são premiados em evento científico da UFS
Atividade foi realizada dentro da programação da Semac

Dois projetos do campus Lagarto foram premiados no 35º Encontro de Iniciação Científica, com estudos de toda a Universidade. Os discentes do Departamento de Farmácia Cassandra Mendonça e Julio Pereira tiveram seus trabalhos reconhecidos como destaque nas categorias Ciências da Terra e Exatas (3º) e Ciências da Saúde (1º), respectivamente. Os estudos foram orientados pelos docentes Natália Saraiva (Farmácia) e Allan Dantas (Enfermagem). A entrega da premiação foi realizada na última sexta-feira (28/11), dentro da programação da 11ª Semana Acadêmico-Cultural.

O estudo de Cassandra abordou as diferenças científicas entre dois tipos de boldo Cassandra disse que a reação foi de surpresa e alegria. “Eu ainda estou sem conseguir acreditar, na verdade. Foi um resultado muito surpreendente e interessante”, conta.


Cassandra Mendonça busca unir Ecologia e Farmácia em seus estudos. Foto: acervo pessoal
Cassandra Mendonça busca unir Ecologia e Farmácia em seus estudos. Foto: acervo pessoal

Graduada em Ecologia, ela conta que pretende seguir na carreira acadêmica e encontrou nesta temática uma maneira de aliar as duas formações. “Hoje eu não consigo me ver fora dos estudos de meio ambiente”, comenta. A discente foi responsável, dentre outras atividades, pela análise e orientações sobre o solo para cultivo das plantas do Horto Medicinal, vinculado ao Departamento de Farmácia do campus. A pesquisa realizada vai prosseguir, mesmo após a formatura de Cassandra, com outros discentes no Laboratório.

A orientadora, professora Natália Saraiva, acredita que um diferencial do trabalho é a inserção em outras áreas do conhecimento. “Nós estamos num campus de saúde e nossa pesquisa foi na área de Exatas, por conta da parte da Química. Isso é muito interessante, mas também muito desafiador. Por isso, essa vitória foi uma grande alegria e, de certa forma, também uma surpresa muito positiva “, explica.


Docente Natália Saraiva foi orientadora do trabalho de Cassandra. Foto: acervo pessoal
Docente Natália Saraiva foi orientadora do trabalho de Cassandra. Foto: acervo pessoal

Com o trabalho “Mortalidade por Câncer Colorretal no Brasil 1980-2021: Modelagem de Risco Espacial”, o discente Julio Pereira comemora a vitória. “Senti uma alegria muito grande, eu estava lá em São Cristóvão na premiação e fiquei muito na expectativa, já que essa era uma das últimas categorias anunciadas “, explica o discente.

Julio estudou as tendências de crescimento do número de mortes por câncer colorretal. O estudo é fruto de um trabalho em grupo, que envolve artigos publicados em revistas científicas internacionais como a Cancer Epidemiology.

“Um dos achados mais alarmantes é a expansão da mortalidade ao longo das décadas para a região Norte e Nordeste. Inclusive, foi identificada uma região de alto risco importante que compreende municípios dos estados de Alagoas, Pernambuco e Bahia”, alerta.


Reitor da UFS, professor André Mauricio, e Julio Pereira, durante premiação. Foto: acervo pessoal
Reitor da UFS, professor André Mauricio, e Julio Pereira, durante premiação. Foto: acervo pessoal

O orientador, docente Allan Dantas, destaca que o resultado é fruto de um esforço coletivo. “Estabelecemos uma rede de pesquisa, com estudantes de graduação, pós-graduação e representantes de instituições como o Ministério da Saúde. É também um reflexo da força do interior de Sergipe, no fortalecimento da pesquisa no campus Lagarto”, analisa. O estudo contou com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec).


Docente Allan Dantas foi orientador do trabalho de Julio. Foto: acervo pessoal
Docente Allan Dantas foi orientador do trabalho de Julio. Foto: acervo pessoal

Ana Laura Farias

Campus Lagarto


Atualizado em: Sex, 05 de dezembro de 2025, 11:18
Notícias UFS