O novo ano chegou e com ele expectativa pela quarta edição da Gincana do Campus de Lagarto, a “GincampLag”. Enquanto realizam a entrega dos alimentos arrecadados na terceira edição do evento, ocorrida em novembro de 2025 — cuja doação foi feita na última quarta-feira (15) —, os discentes do campus também já se preparam para a próxima edição, prevista para o último trimestre do ano.
É o caso de Alfredo Santana, estudante do segundo ciclo do curso de Odontologia. Ele participou pela primeira vez da gincana em 2025, nas modalidades vôlei e queimado. “Foi muito bom porque conseguimos interagir entre as atléticas, com pessoas de vários cursos. É claro que é uma disputa, mas houve também muita união”, destaca. Desde então, Alfredo segue treinando vôlei com discentes de diferentes atléticas uma vez por semana, em Lagarto.

Pela primeira vez, em 2025, as atléticas - entidades estudantis de promoção à integração, através do esporte, cultura e lazer- participaram ativamente da organização do evento. José Neto, da Atlética Carcará, que abrange os cursos de Farmácia e Fisioterapia, destaca que sentiu uma participação mais ativa em relação à edição anterior.“Foi muito bom ter participado das discussões e da organização. Isso fez muita diferença. Não somente para a gente da parte das atléticas, mas também com o envolvimento dos discentes de maneira geral”, avalia.

A estudante Mariana Mesquita, do primeiro ciclo do curso de Fonoaudiologia, sabe bem o que é essa empolgação. Ela, que participou do vôlei, já tem uma nova meta para a edição de 2026: entrar também no futsal feminino. “Estou me organizando para participar dos treinos que a equipe já vem fazendo”, explica, acrescentando que o cronograma deve ser intensificado nas proximidades da Gincana..

O planejamento da Gincana ao longo do ano impacta não apenas os discentes, mas toda a comunidade acadêmica, inclusive os servidores técnicos. É assim com Valentim Barbosa, do setor de Tecnologia da Informação do Campus de Lagarto. Além do suporte na parte tecnológica, a equipe do STIL ficou responsável pela organização e fiscalização dos jogos de mesa, como xadrez, damas, uno e cubo mágico. “Tem sido uma experiência muito boa, ao longo das Gincanas. Há competitividade, mas os alunos respeitam as regras. Vemos eles se preparando no tempo livre e, inclusive, buscam a gente. É um momento de lazer, mas também uma forma de preparação. Acho que é um evento que envolve todo mundo. Eu mesmo aprendi cubo mágico para participar de forma mais ativa na primeira edição”, relata.
A Gincana do campus Lagarto é um momento de descompressão dos estudos idealizado pela Direção e Vice-Direção. O diretor, professor Makson Oliveira, acredita que o objetivo foi alcançado. “Nossa ideia é que os alunos possam relaxar um pouco durante essa semana. É uma competição, mas também uma forma de estimular a integração dentro do campus. Nós somos um campus da área de saúde e essa me parece uma ótima forma de mostrar como o esporte pode ser um aliado importante da saúde mental”, avalia.

Idealizada pela Direção e Vice-Direção, a Gincana do Campus de Lagarto é pensada como um momento de alívio da rotina dos estudos.O diretor, professor Makson Oliveira, acredita que o objetivo foi alcançado. “Nossa ideia é que os alunos possam relaxar um pouco durante essa semana. É uma competição, mas também uma forma de estimular a integração dentro do campus. Somos um campus da área de saúde e essa me parece uma ótima forma de mostrar como o esporte pode ser um aliado importante da saúde mental”, avalia.
O vice-diretor, professor Luis Felipe, acredita que a Gincana serve também para estimular o trabalho em equipe e o respeito às discordâncias. “No esporte, saber seguir as regras e também respeitar o adversário são fatores fundamentais”, avalia.

A quarta edição da Gincana está prevista para o último trimestre de 2026. A terceira edição foi realizada em novembro de 2025.

Ana Laura Farias
Campus Lagarto




