
O Carnaval é um momento de alegria e descontração, mas também exige atenção à saúde, especialmente diante do aumento da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com esse cuidado, a Bilag e o Cimufs promoveram uma ação de conscientização, com atividades realizadas na última quinta-feira (5) e nesta segunda-feira (9). A palestra sobre prevenção às ISTs foi ministrada no Ambulatório Trans pela enfermeira da Ebserh, Leila Santos.
Coordenador do evento, o bibliotecário Everton Pereira explica que o turno da atividade foi escolhido de forma estratégica, considerando os horários de atendimento do Ambulatório Trans e a inclusão de populações-chave. “O objetivo foi, além do uso da camisinha interna e externa, explicar sobre a prevenção combinada, com recursos como PreP e vacinação contra o HPV”, explica.

A estudante de Farmácia Eloise Felismino relata a dupla experiência com o evento, tanto como discente quanto como paciente. “Sou usuária do Ambulatório Trans há dois anos. Quanto mais a comunidade ganha visibilidade, mais eu me sinto feliz. Enquanto futura farmacêutica, ver as pessoas recebendo informações sobre o uso correto dos medicamentos e o estímulo ao sexo seguro foi muito bom”, avalia.
A parceria entre a Bilag e o Cimufs também promoveu uma atividade com apresentação cultural e ação de testagem para ISTs. A coordenação da iniciativa contou ainda com a participação da chefe do Cimufs, a professora Giselle Britto, do Departamento de Farmácia. O Ambulatório Trans é coordenado pela enfermeira Amanda Vitório, do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS).
Ana Laura Farias
Campus Lagarto




