Qua, 13 de março de 2013, 07:36

"Seja Amigo da sua Voz" é o tema deste ano

A UFS promove a décima quarta edição da Campanha da Voz. Organizada pelo núcleo de Fonoaudiologia do Campus Antônio Garcia Filho, em Lagarto, o evento acontecerá entre os dias 19 de março e 19 de abril e terá ações distribuídas em todos os campi da Universidade. A abertura da programação da Campanha da Voz em Sergipe acontecerá na Câmara de Vereadores da cidade de Lagarto, a partir das 10h, quando haverá uma sessão solene em que será apresentado um projeto de lei visando a inclusão do Dia Mundial da Voz no calendário oficial da cidade.

“Seja amigo da sua voz” é o tema da campanha deste ano, que contará com a participação de profissionais, docentes e estudantes da UFS. O objetivo do projeto é discutir a importância da voz e orientar à comunidade sobre os cuidados necessários para se ter uma voz saudável e expressiva.

O debate sobre a o cuidado e aprimoramento da voz ganha importância a cada ano, haja visto que o número de trabalhadores que dependem desse instrumento vem aumentando, ao contrário do que vem acontecendo com o número de trabalhadores braçais. Como resultado, percebe-se nos consultórios a elevação do número de queixas de pacientes com problemas como rouquidão, perda de voz, dificuldades ou cansaço para falar.

Estima-se que de 5 a 8%da população tenha alguma destas alterações vocais, que chegam a atrapalhar a comunicação. O maior risco é para os professores, porém, de acordo com o professor Rodrigo Dornelas, um dos coordenadores da Campanha, cantores, atores, e até mesmo operadores de telesserviços fazem parte do grupo que mais preocupa os profisisionais de saúde. Ainda segundo o professor, a rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer de laringe, doença decorrente do abuso de cigarro e de bebidas alcoólicas.

Para mais informações, acesse o site www.campanhadavoz.com.br ou o blog da organização do evento em Sergipe, fonoufslagarto.blogspot.com.

Ascom UFS

ascom.ufs.lagarto@gmail.com