Qua, 17 de julho de 2013, 12:41

Projeto de formação de cuidadores em saúde tem inicio hoje

Formar educadores populares em saúde é o objetivo do “Projeto Integração: Práticas Interativas, Complementares e Populares de Saúde no SUS- Sergipe: Formando Cuidadores”. O programa será desenvolvido através de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, os governos federal e estadual, a Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS) e o Movimento Popular de Saúde do Estado de Sergipe, além das prefeituras municipais de Lagarto, Salgado, Simão Dias, Riachão do Dantas, Poço Verde e Tobias Barreto. O seminário de abertura do projeto, acontece hoje, a partir das 13h:30, no auditório do Campus da Saúde da UFS em Lagarto.

As atividades consistem em cursos de massoterapia, reiki, acupuntura auricular, fitoterapia, homeopatia popular e alimentação saudável. Eles são direcionados para profissionais da área de saúde, gestores, usuários, lideranças comunitárias, estudantes, professores e técnicos. Assim, o programa visa a atuação de forma continuada na sociedade, com a multiplicação e troca de saberes. Ao todo, serão 170 participantes, que terão aulas teóricas, realizadas na UFS, e práticas, que acontecerão na comunidade.

De acordo com o professor Giuliano Di Pietro, um dos organizadores do programa, é muito importante que a UFS participe cada vez mais de eventos deste tipo, já que “este é o papel social da Universidade, que tem a obrigação de contribuir com a qualidade de vida da comunidade onde está inserida”.

Ascom-UFS/Lagarto

ascom.ufs.lagarto@gmail.com