Sex, 19 de fevereiro de 2016, 14:37

Saúde coletiva é tema de debate entre pesquisadores e acadêmicos
Márcia Schott, líder do grupo de pesquisa Nutesc
Mesa redonda - Saúde coletiva: um debate transdisciplinar

Pesquisadores receberam na manhã desta sexta-feira, 19, a comunidade acadêmica do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para discutir o tema “Saúde coletiva: um debate transdisciplinar”. O evento foi organizado pelo Núcleo Transdisciplinar de Estudos em Saúde Coletiva (Nutesc) e aconteceu na Sala de Cinema, no Prédio da Vivência do Campus.

Márcia Schott, pesquisadora e líder do Nutesc, acredita que a pesquisa pode ser uma contribuição importante para a saúde coletiva da comunidade. “A saúde pública requer transdisciplinaridade. A formação da UFS de Lagarto, um campus que envolve oitos cursos na área de saúde, é muito importante nesse cenário”, argumenta. “O grupo de pesquisa se propõe”, prossegue Márcia, “a envolver a comunidade acadêmica no tema da saúde coletiva, principalmente porque nosso Campus tem vocação para a pesquisa, os alunos são incentivados, desde o primeiro dia de aula, a pesquisar, a problematizar a realidade”.

A diretora acadêmico-pedagógica do Campus de Lagarto, Adriana Carvalho, defende que o tema é muito importante para a proposta do Campus. “Este debate mostra que o propósito do Campus de Lagarto está sendo compreendido, já que nosso foco é a saúde pública, e a transdisciplinaridade da saúde coletiva é indispensável para essa proposta”, destacou Adriana em sua fala.

A mesa redonda foi a primeira de uma série de sessões abertas que serão promovidas pelo Nutesc. Elas são voltadas à comunidade acadêmica, profissionais e demais interessados em temas importantes para Saúde Coletiva, visando contribuir para o avanço do debate, da pesquisa e da extensão desenvolvidas na UFS/Lagarto.

O Nutesc foi criado por professores do Campus de Lagarto em 2015, propondo desenvolver pesquisas que possam subsidiar o debate e as tomadas de decisão no âmbito da saúde coletiva no Brasil e tem o caráter da criticidade das políticas públicas de saúde a partir de uma fundamentação teórica transdisciplinar baseada nas ciências da saúde, nas ciências humanas e nas sociais.

Ascom UFS/Lagarto

comunica.lag@ufs.br