Sex, 19 de fevereiro de 2016, 15:00

Pesquisador estuda práticas de saúde nas comunidades quilombolas

Sergipe possui cerca de 30 comunidades quilombolas e outras em processos de certificação. Um estudo pioneiro sobre essas comunidades está sendo desenvolvido pelo professor do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Roberto dos Santos Lacerda, mestre em Saúde Coletiva. O objetivo do estudo é identificar e mapear as práticas tradicionais de saúde nas comunidades, a fim de valorizar e reconhecer essas práticas e inserir no Sistema Único de Saúde (SUS).

O pesquisador Roberto dos Santos destaca que é importante reconhecer essas práticas das comunidades quilombolas, que muitas vezes são excluídas do acesso à saúde. “Exemplos destas práticas é a utilização de ervas, as benzedeiras, orações, rezas, cuidados em relação ao parto. Além das práticas que possuem relação ancestral e a relação com a natureza e o cuidado da saúde”.

De acordo com o pesquisador a pesquisa irá possibilitar a divulgação dos saberes e práticas de saúde que existem nas comunidades quilombolas do estado. “Além de dar visibilidade ao conhecimento existente nas comunidades, será possível conhecer as condições de saúde nas comunidades, a fim de fomentar ações que garantam maior acesso ao SUS e maior valorização das práticas de saúde existentes”, ressaltou.

A meta da pesquisa é visitar todas as comunidades reconhecidas em Sergipe como quilombolas. Segundo o professor Roberto dos Santos, a pesquisa é inédita no estado. A expectativa é que possam ser desenvolvidas mais pesquisas sobre as comunidades quilombolas. “A partir desta pesquisa estou desenvolvendo uma tese de doutorado e passará para a fase analítica onde investigaremos sobre saúde, territorialidade e conservação ambiental”, pontuou o pesquisador.

Resultados

A necessidade de investigar as comunidades quilombolas surgiu em 2010 quando o pesquisador Roberto dos Santos iniciou os trabalhos de pesquisa em comunidades quilombolas na Bahia num projeto da Escola de Enfermagem da UFBA chamado "Sustentabilidade e Saúde: promoção do desenvolvimento em Comunidades Quilombolas". Outro fator que levou ao desenvolvimento da pesquisa foi a publicação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS reconhecendo a importância das práticas tradicionais do Ministério da Saúde.

O pesquisador identificou durante as visitas realizadas uma comunidade quilombola que possui uma grande cuidadora. A partir disso, foi estudada a forma que ela utiliza essas práticas ancestrais e tradicionais a fim de garantir a saúde de sua comunidade.

O projeto irá registrar além de um catálogo com os produtos adquiridos na pesquisa, o material audiovisual como, vídeos, fotografias para a elaboração de exposições e um documentário. Para o professor, “este material irá fazer com que o sergipano reconheça a riqueza que existe no Brasil e em Sergipe preservando a saúde, os saberes e práticas ancestrais promovendo a saúde dos membros desta comunidade”.

PPSUS

A pesquisa com as comunidades quilombolas é fruto do edital do Programa de Pesquisas para o SUS desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). O programa tem por objetivo desenvolver pesquisas voltadas para as demandas do SUS.

Fonte: Fapitec/SE