Ter, 22 de março de 2016, 10:36

Pré-encontro acontece sábado e domingo com a oficina ‘Olhar do Palhaço’

A abertura oficial da primeira edição do Encontro Nacional de Arte e Saúde (Enasa) acontecerá na próxima segunda-feira, 28 de março. No entanto, as atividades começam já no fim de semana, com o pré-encontro que receberá a oficina ‘Olhar do Palhaço’, projeto da organização de mesmo nome, liderada pelo paulista Silvio Messias.

Acesse aqui a página do I Enasa

Silvio Messias é estudante da arte do palhaço há mais de vinte anos. Em 2011, integrou a equipe da primeira jornada de palhaços cuidadores no Brasil, com Patch Adams – médico norte-americano notabilizado por seu ativismo pela alegria e solidariedade como benefícios à saúde. Atuou por três anos na ONG ‘Operação Hospalhaço’ e hoje atua como contador de histórias pela Associação ‘Viva e Deixe Viver’, além de ser o idealizador do projeto ‘Olhar do Palhaço’, que reúne, entre outras coisas, o programa de visitação de palhaços do Hospital São Paulo UNIFESP.

As atividades da Oficina serão distribuídas no sábado e no domingo. No turno da manhã, Silvio Messias promoverá a palestra ‘O olhar do palhaço sobre as relações humanas’, mostrando, com suaexperiência como ‘Dr. Lorenzo’ pelos corredores hospitalares, alguns insights de humanidade. Silvio propõe demonstrar o quanto a arte pode ser benéfica à saúde.

Ainda pela manhã, nos dois dias, ocorrerá o ‘workshop de palhaço’, oficina vivencial que tem por objetivo dar ao participante a experiência pelo olhar do palhaço sobre as relações humanas. São abordados a escuta e o olhar do palhaço em seus relacionamentos cênicos, jogos de improvisação e estímulo do raciocínio, o estado de curiosidade do palhaço e noções sobre o jogo cômico.

No período da tarde, acontecerá o workshop de maquiagem, onde os participantes conhecerão as técnicas de maquiagem especificas para a arte do palhaço - das tradicionais dos circos de lona às técnicas de maquiagem profissional do Cirque du Soleil. Serão abordados estudos teóricos e práticos sobre a maquiagem de palhaços conhecidos do grande público e o estudo individual sobre a maquiagem de cada participante, procurando a melhor forma de aplicação das técnicas aprendidas no decorrer do curso na maquiagem individual de cada aluno.

I Enasa

O Encontro Nacional de Arte e Saúde (ENASA) centra-se na produção da linguagem artística como processo de comunicação e educação em saúde. O ENASA propõe encontro de ideias dos diversos profissionais para debates acerca de investigações e pesquisas no cenário da arte como proposição de fomento de saúde, mediante práticas artísticas, sociais e educacionais que estimulam o resgate da cultura e da diversidade.

Atualizado em: Ter, 22 de março de 2016, 10:39