Seg, 28 de março de 2016, 15:05

Mesa de abertura
Lavinia Machado, professora da UFS/Lagarto e organizadora do Enasa
Eduardo Coutinho, professor de Artes Cênicas da USP
Mesa Redonda: "Arte, Cultura, Diversidade e Saúde"
I Encontro Nacional de Arte e Saúde

A relação entre saúde e linguagem artística, aparentemente inusitada, ganha notoriedade no Encontro Nacional de Arte e Saúde, que está acontecendo no Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento teve sua abertura na manhã desta segunda-feira, 28, na Vivência do Campus, depois da realização de um pré-encontro durante o fim de semana.

O Enasa, que segue sua programação até a próxima sexta-feira, 1º de abril, convidou diversos profissionais para discutir as investigações e pesquisas no cenário da arte como proposição de fomento de saúde. Na manhã de hoje, após a solenidade de abertura, realizou-se uma mesa redonda com o tema “Arte, Cultura, Diversidade e Saúde”, formada por professores da UFS e outras instituições.

Segundo uma das organizadoras do evento, a professora da UFS/Lagarto, Lavinia Teixeira Machado, o objetivo do evento é alcançar a transdisciplinaridade no tratamento do tema, envolvendo conhecimentos inclusive de fora do segmento da saúde. “São profissionais que atuam em áreas diferentes, mas que tratam de um objetivo comum, que é o bem estar e a qualidade de vida do ser humano”, destacou Lavinia.

O professor Eduardo Tessari Coutinho, um dos integrantes da mesa redonda desta segunda-feira, é professor no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado e doutorado em Artes na mesma instituição. Para ele, a arte tem sido “vendida” como entretenimento, diversão. “E isto é muito raso”, argumenta Eduardo, “porque a arte tem a ver com a formação do ser humano, da sua identidade, para seu desenvolvimento”.

Já a saúde tem sido trabalhada com foco nas especialidades, o que tem se mostrado, segundo Eduardo Coutinho, muito limitado. Ele acredita que há um movimento em sentido contrário. “O Campus de Lagarto, com sua interdisciplinaridade, é um reflexo desse movimento – irreversível, para mim -, em que as questões sejam tratadas por vários olhares”, defende.

I Enasa

O Encontro Nacional de Arte e Saúde (ENASA) centra-se na produção da linguagem artística como processo de comunicação e educação em saúde. O ENASA propõe encontro de ideias dos diversos profissionais para debates acerca de investigações e pesquisas no cenário da arte como proposição de fomento de saúde, mediante práticas artísticas, sociais e educacionais que estimulam o resgate da cultura e da diversidade.

Marcilio Costa

Jornalista - UFS/Lagarto