Seg, 04 de abril de 2016, 11:06

Professor Virgildásio Conceição
Larissa Noleto, estudante do 4º ano de Medicina
Mulheres da Colônia 13 tiveram atendimento no Mutirão

O povoado Colônia 13, localidade da cidade de Lagarto, recebeu no último sábado, 02, o Mutirão de Saúde da Mulher, promovido por uma turma da disciplina de Prática de Ensino na Comunidade (PEC), do quarto ano do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Campus da cidade.

A ação foi realizada na unidade de saúde Padre Almeida, sob o acompanhamento do médico e professor Virgildásio Conceição. O objetivo da atividade foi realizar a coleta de material citopatológico para rastreamento de câncer de colo uterino, assim como orientar as mulheres da comunidade sobre o assunto.

Segundo o professor Virgildásio Conceição, a ação preventiva é uma diretriz do Ministério da Saúde que visa ao rastreamento de lesões que sejam anteriores ao estabelecimento do câncer. “O objetivo é, também, rastrear lesões que já estejam estabelecidas, para que essas pacientes sejam submetidas ao tratamento adequado e consequentemente não venham a ter lesões graves que possam comprometer suas vidas”, completa o docente.

A Prática de Ensino à Comunidade é um módulo dos cursos do Campus de Lagarto que aproxima os estudantes dos serviços de saúde, priorizando seu caráter preventivo. Para o professor Virgildásio, o Mutirão realizado por sua turma cumpre este papel. “Ao realizarmos o rastreamento de lesões preconizadoras do câncer”, argumenta Conceição, “estamos favorecendo a prevenção do agravo da saúde dessas pacientes”.

Larissa Noleto, estudante de medicina, destaca a realização do Mutirão no povoado. “É importante oferecermos esse serviço, aqui na Colônia 13, viabilizando para que as mulheres que não podem procurar a unidade em outros dias, possam estar aqui hoje”, pondera a discente.

Prática de Ensino na Comunidade

A Prática de Ensino na Comunidade (PEC) é um dos Módulos de Ensino do Campus Prof. Antônio Garcia Filho (UFS/Lagarto) e proporciona uma inserção dos alunos nos serviços de saúde desde o ingresso na universidade. No primeiro ano, a formação é conjunta com integração dos oito cursos: enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, medicina, odontologia, terapia ocupacional.

Na PEC, a ênfase é a Atenção Primária à Saúde, e por isso os alunos acompanham as atividades de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Equipes de Saúde da Família (ESF) distribuídas pelo território, zona urbana e rural do município.

Marcilio Costa

Jornalista – UFS/Lagarto