Qua, 01 de fevereiro de 2017, 09:17

Campus de Lagarto e Secretaria Municipal de Saúde firmam parceria para aetndimento psquiátrico
O objetivo é ofertar apoio ao estudantes na vida universitária

O Campus Professor Antonio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe e a Secretaria Municipal de Saúde de Lagarto firmaram no dia último dia 9 parceria visando encaminhar estudantes que necessitem de atendimento psquiátrico. Os alunos são direcionados para o Centro de Especialidades Médicas , localizado na avenida Contorno, 1155, em Lagarto.

"Aqui em Lagarto temos uma realidade bem peculiar: grande parte dos nossos alunos vivem longe dos seus familiares, além de termos uma metodologia de ensino diferente que pode impactar também nesse processo de adaptação", relata a Diretora Geral do Campus de Lagarto, Prof. Dra. Adriana Carvalho. Com essa parceria, afirma a diretora, hoje será possível que os alunos possam ser encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas do município de Lagarto para atendimento com o psiquiatra da rede.

Além dos atendimentos psicopedagógicos, o Campus de Lagarto lança outras estratégias para melhor receber esses alunos, que vai desde os primeiros contatos durante Semana de Acolhimento quanto no decorrer de todo o ano com o projeto "Adaptação à Vida Universitária".

"Esperamos que nossos alunos possam ter uma formação saudável e exemplar, lembrando sempre em se preocupar em sua saúde em primeiro lugar",afirma a Diretora do Campus.

Cartilha da Valorização da Vida pode ser obtida na sala de atendimento dos psicólogos

Dipe e DAE

Para auxilar os universitários , o Campus oferta no Bloco Departamental atendimento. A Divisão de Assistência Estudantil (DAE) possui dois psicólogos que prestam atendimento a comunidade acadêmica. Em 2016, segundo informações da DAE, foram realizados 362 atendimentos psicológicos individuais.

Para o chefe da Divisão de Assistência Estudantil (DAE), Nicolai Ribeiro, o setor busca continuamente o desenvolvimento de ações que tornem o serviço mais amplo e dinâmico. “Para isso, temos uma equipe qualificada e comprometida com o bem estar do discente e com a constante melhoria dos nossos serviços", afirma.

A Divisão Pedagógica (DIPE) possui duas pedagogas que também prestam atendimentos aos alunos com dificuldades, especialmente após encaminhamento do atendimento psicológico.

Cartaz da CVV no Departamental do Campus de Lagarto

Atendimento psicológico

Como forma de tentar minimizar esse impacto, o Campus de Lagarto possui estratégias que visam atender demandas tanto individuais quanto aquelas encaminhadas pelo docente. O serviço de psicologia do Campus realiza triagem, por meio de avaliação, e inicia o atendimento. Se necessário, há o acompanhamento nos núcleos da residência universitária.

“Juntamente com as assistentes sociais,no qual a gente acompanha o desenvolvimento desses alunos nas residências dando suporte para as questões cotidianas, a gente faz esse acompanhamento através de reuniões e visitas”, explica um dois psicólogos do campus de Lagarto, Gutiere Cardoso.

De acordo com a psicóloga Jéssica July Dantas Santos, o atendimento está estruturado em níveis pontual, sistemático e encaminhamento.

No primeiro, explica a psicóloga, trata-se de casos simples, em que se constata que o estudante demanda apenas apoio psicológico. No sistemático, o aluno é orientado a comparecer semanalmente por um tempo determinado, de acordo com a situação. Já no nível de encaminhamento, ao se verificar que atendimento extrapola o acompanhamento dos psicólogos, encaminha-se o estudante para buscar ajuda psiquiátrica no Centro de Especialidades Médicas.

Na sala de atendimento, o aluno pode obter a Cartilha de Valorização a Vida (CVV). Há cartazes afixados pelo Campus com os telefones de contato da CVV, caso o estudante deseje atendimento.

Atualizado em: Qua, 01 de fevereiro de 2017, 12:37