Seg, 05 de fevereiro de 2018, 12:51

Campus inicia pré-matrícula dos aprovados
Vagas são para oito cursos

O campus de Lagarto da UFS iniciou na manhã desta segunda-feira (5) o período de pré-matrícula da chamada regular do Sisu. Além da entrega de documentação, os calouros contaram com recepção realizada pelos veteranos. A instituição recebe 410 novos alunos para o próximo ano letivo, distribuídos em oito cursos.

É o caso de Angélica Carvalho, caloura de Enfermagem. Primeira aprovada a chegar para a realização da pré-matrícula, Angélica está ansiosa pelo início das aulas. “Quero saber logo como vai ser. Sempre quis estudar em universidade pública e fazer um curso da área de saúde. E ainda vai ser num lugar perto de casa”, observa a moradora do município de Sítio do Quinto (BA), a 100 km de Lagarto.

Para amenizar essa ansiedade e facilitar a adaptação, os novos estudantes podem contar, pelo terceiro ano consecutivo, com o projeto “Adaptação à Vida Universitária: orientações para o estudo em metodologias ativas”, coordenado pela Divisão Pedagógica.

O projeto tem carga horária de 120h, distribuída em cinco módulos, e acontece a distância, com início em 5 de março. São 50 vagas com certificado, mas o acesso à plataforma é aberto a todos os estudantes que realizarem inscrição. Foi isso que fez a caloura Thais Neri, de Terapia Ocupacional. “Eu achei super interessante porque é uma oportunidade que muitas universidades não oferecem. E como ainda não sei nada sobre a vida universitária, quis aproveitar”, avalia a moradora de Lagarto.

Nas edições anteriores, o projeto já ajudou outros alunos. É o caso de Aline Szabo, estudante de Medicina. “Foi uma experiência muito bacana e proveitosa, especialmente na parte da explicação sobre a metodologia ativa que é praticada no campus”, comenta a paranaense.

O campus de Lagarto da UFS é formado pelos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional.