Ter, 10 de abril de 2018, 11:51

Eventos de Fisioterapia debatem atuação nas áreas de Ortopedia e Neurologia
Evento incluiu alunos do campus e de outras instituições

Eventos de Fisioterapia debatem atuação nas áreas de Ortopedia e Neurologia

Abordar, em profundidade, duas das muitas áreas de atuação dos fisioterapeutas. Este foi o objetivo da II Oficina de Terapias Complementares e I Oficina de Práticas Integrativas, organizadas pelos alunos do curso de Fisioterapia do campus Lagarto, com foco em Neurologia e Ortopedia. O evento de abertura, na sexta-feira (6), contou com palestra dos professores Marcelo Farias (UFRGS e Abrafito) e Olga Moreira (UFS-São Cristóvão).

O professor Marcelo explicou o cotidiano dos profissionais de fisioterapia na área de traumatologia e os desafios e cuidados na atenção aos pacientes. “É uma área que requer um cuidado e aperfeiçoamento constante. Nós temos uma responsabilidade muito grande com cada uma dessas pessoas. E é muito interessante ter essa oportunidade de diálogo com os estudantes aqui de Sergipe, de debater questões da nossa área”, avalia o docente. Já a professora Olga Moreira abordou a área de Neurologia, com ênfase na recuperação e tratamento de pacientes que passaram por AVE (Acidente Vascular Encefálico).

O evento também atraiu alunos de outras instituições de ensino. É o caso da estudante Laís Nazaré, do curso de Fisioterapia da Estácio. “Achei muito legal. Muita coisa me chamou atenção, especialmente na área de Traumatologia, que já desperta muito minha atenção. Aprendi várias coisas que eu ainda não sabia”, pontua.

A mesa de abertura dos eventos contou com a chefe do Departamento de Fisioterapia do campus Lagarto, Marcela Ralin, dos professores Rosana Machado e Leonardo Yung, da representante dos discentes, Talline Souza, da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Abrafito), Mylena Salgueiro, e da Associação Brasileira do Ensino em Fisioterapia (Abenfisio), Juliana de Góes.

As oficinas, realizadas no sábado (7), foram ministradas pelos professores Leonardo Yung, Pedro Oliveira, João Ricardo Bispo, Andréa Costa, Érica Santana (Ortopedia) e Barbara Gois, Isabela Azevedo, Diogo Garção e Rosana Machado (Neurologia).

Atualizado em: Ter, 10 de abril de 2018, 11:59