Sex, 04 de maio de 2018, 07:21

Enfermeira do campus participa de palestra no HUL
Iniciativa envolveu profissionais de saúde que atuam na unidade hospitalar
Foto 1200 800

Da Assessoria de Comunicação do HUL

“A importância da higienização das mãos no controle de infecções”. Esse o tema de atividade de educação em saúde realizada esta semana no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS) para conscientizar, discutir e alertar sobre a importância do procedimento para a promoção da saúde em favor da segurança dos pacientes, dos profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Como parte da capacitação foi realizada palestra ministrada pela enfermeira Gleyce Kelly de Brito Brasileiro, da UFS Lagarto, que ressaltou a importância da iniciativa para uma prestação de serviço com mais segurança e resolutividade no atendimento à saúde. “É a medida mais eficaz, mais barata e mais segura para o profissional e para o paciente”, advertiu. “Por isso a UFS está empenhada também em passar essa ideia para os seus alunos, para que sejam profissionais preocupados e atentos à segurança dos pacientes”, informou.

Para a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HUL, Ana Marta Libório de Jesus, a adequada higienização das mãos é considerada isoladamente a ação mais relevante na prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. “Embora seja uma iniciativa simples, os profissionais de saúde devem ser constantemente conscientizados sobre a sua importância, visto que colocá-la em prática ainda representa um grande desafio nos dias atuais”, reforçou, lembrando que o assunto é contemplado em protocolo de Segurança do Paciente na unidade hospitalar.

O dia 05 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Neste dia, ações de incentivo e sensibilização sobre a importância da higienização das mãos são realizadas em nível mundial na tentativa de combater microrganismos multirresistentes, reduzir o tempo de hospitalização e as taxas de morbidade e mortalidade.

A ação teve como público-alvo profissionais de saúde que trabalham na unidade hospitalar, que ao final receberam certificado de participação no evento. A iniciativa objetivou sensibilizar a todos sobre a responsabilidade quanto à prevenção e controle de infecções nos serviços de saúde ofertados em favor da coletividade.

Atualizado em: Sex, 04 de maio de 2018, 07:23