Qui, 12 de julho de 2018, 11:00

Seminário debate interdisciplinaridade em ambientes de UTI
Abertura contou com representantes do campus e Hospital Universitário de Lagarto

Seminário debate interdisciplinaridade em ambientes de UTI

Discutir a inserção e a prática de cada uma das áreas profissionais no ambiente em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Esse é o objetivo do I Seminário Multidisciplinar de Terapia Intensiva, organizado por docentes e residentes da área de Terapia Ocupacional na Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde Hospitalar, no campus Lagarto. A cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quinta-feira (12) contou com o diretor-geral em exercício, Frederico Leão Pinheiro, o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto, Valter Joviniano, a coordenadora da Residência Multiprofissional, Danielle Domenis e a professora Tais Soares, do departamento de Terapia Ocupacional.

O diretor-geral em exercício, Frederico Leão Pinheiro, destaca a importância da Residência no contexto da inserção na rede de saúde desenvolvida em Lagarto. “O campus foi pensado dentro desse projeto de inserção e ter as residências integradas, inclusive com os alunos daqui, é uma concretização desse esforço que foi sonhado desde o início”, observa.

O superintendente do HUL, Valter Joviniano, destacou a integração com o campus e a importância de espaços de discussão para a implantação de novas práticas dentro do ambiente hospitalar. “Essa é a certeza de que estamos no caminho certo. Temos sempre novas coisas para mostrar, para discutir”, pontua, lembrando que o Centro de Simulações, localizado dentro do campus Lagarto, é uma ferramenta importante na adotação de novos protocolos hospitalares.

A professora Danielle reforça a necessidade do evento. “É importante para que quem está dentro da Residência pare para refletir e discutir além da prática cotidiana e também para que os alunos de graduação possam entender o que está sendo realizado lá dentro”, conclui.

O evento teve como primeiro debate a palestra “Atuação da Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva”, com a enfermeira e preceptora Fernanda Magalhães. A programação segue até a próxima sexta (13). A ação também contou com arrecadação solidária de brinquedos, que serão utilizados nos serviços de saúde com atuação da Residência, segundo a coordenadora do evento, professora Luana Foroni.

Atualizado em: Qui, 12 de julho de 2018, 11:09