Seg, 20 de agosto de 2018, 12:52

Liga de Infecção Hospitalar realiza aula inaugural
Liga é formada por docente e alunos do curso de Farmácia
Professor Rafael Cavalcante

O campus Lagarto conta agora com Liga de Infecção Hospitalar, formada por nove alunos do curso de Farmácia. A aula inaugural foi realizada pelo coordenador do curso de Farmácia no campus Lagarto, Rafael Cavalcante. O professor apresentou duas palestras com temáticas relacionadas à infecção hospitalar, resistência das bactérias e tratamento com antibióticos.

A presidente da Liga, Glória dos Anjos, do terceiro ciclo do curso, acredita que a Liga tende a ampliar a experiência dos alunos. “Nós queremos descobrir as causas da infecção hospitalar. Vai ser uma chance de colocar em prática os conhecimentos e saber mais sobre esse assunto”, observa.

A pesquisa mais aprofundada em infecção hospitalar ajuda a descobrir o tratamento mais eficaz para cada paciente. “Estamos trabalhando em parceria com o campus de Lagarto e o Hospital Universitário de Lagarto, onde faremos a pesquisa. A cada bactéria que nós isolarmos, será um dado a mais para saber qual o melhor jeito de ajudar a recuperação de cada um dos pacientes”, avalia.

Rafael ressalva, no entanto, que o sucesso do tratamento depende de uma soma de fatores. “O conhecimento sobre o micro-organismo causador da infecção, incluindo a resistência que ele oferece aos medicamentos está diretamente ligado ao aumento das chances de sucesso no tratamento das infecções hospitalares”, pontua.

Aula inaugural foi realizada no Centro de Simulações
Atualizado em: Ter, 21 de agosto de 2018, 09:24