Qua, 29 de agosto de 2018, 10:33

Projeto inova aulas de Anatomia no ensino médio
Encontros acontecem no campus Lagarto
Aulas são voltadas para o Ensino Médio

Dinamizar as aulas de Anatomia no ensino médio. Esse é o objetivo do projeto de extensão “Compreendendo o corpo humano: ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e a universidade”, do campus Lagarto. A ação, coordenada pela professora Marcela Deda, do Departamento de Fisioterapia, é realizada nos colégios Silvio Romero e Abelardo Romero Dantas. Na última segunda-feira (27), o projeto encerrou o primeiro módulo de 2018.

A iniciativa já passou por três edições, contabilizando a participação de 22 estudantes da UFS, com mais de 200 alunos de ensino médio beneficiados em Lagarto. A coordenadora do projeto, Marcela Déda, explica as ações adotadas. “Pensamento na interdisciplinaridade, alguns conceitos de fisiologia são abordados, quando pertinente, para favorecer a compreensão dos alunos sobre a importância do conhecimento das estruturas anatômicas (músculos, ossos, órgãos, etc.) para o funcionamento dos sistemas do corpo humano”, pontua.

Os encontros são semanais, realizados no campus Lagarto, e contam com utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, são utilizadas a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), sociodrama, Role playing game (RPG), dentre outros. Quem desejar conhecer um pouco mais do projeto, pode acessar o Instagram ufs.anatomianaescola.

A aluna Lêda Ramos acredita que o projeto pode ajudar também na trajetória profissional. “Meu maior sonho é passar em Fisioterapia ou outros cursos da área de saúde. Então, essas aulas têm me ajudado bastante. Espero ser selecionada para o próximo módulo, pois já aprendi muito”, observa.

Os encontros contam com utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Atualizado em: Qua, 29 de agosto de 2018, 13:21