Sex, 12 de outubro de 2018, 19:25

Escola no povoado Colônia 13 recebe ações de extensão do campus Lagarto
Evento integrou Semana da Criança
Peça foi ensinada para alunos do ensino fundamental
Peça foi ensinada para alunos do ensino fundamental

A Escola Monsenhor Adalto, no povoado Colônia 13, em Lagarto, recebeu, na manhã desta quarta-feira (10) quatro ações de extensão do campus Lagarto, dos Departamentos de Educação em Saúde e Terapia Ocupacional. O evento integrou a Semana da Criança na escola. O grupo da UFS foi representado pelos docentes Daniela Raguer, Deison Lima e Magna Galvão.

A peça teatral realizou conscientização sobre higiene e cuidados com a saúde para as crianças do 1o ao 7o ano do ensino fundamental. A aluna Paula, do 3o ano, aprovou a iniciativa. “Foi legal porque agora eu já posso saber tudo sobre os parasitas”, comenta. A professora Daniela Raguer acredita que a ação alcançou seu objetivo. “É muito interessante observar a receptividade das crianças, como elas interagem, ficam felizes. E em breve saberemos os resultados efetivos, ao aplicar novo questionário e comparar com as respostas anteriores dos alunos”, pontuam. A parte cultural do evento também contou com o grupo de palhaçoterapia Território Feliz, coordenado pela professora Raphaela Schiassi, do curso de Terapia Ocupacional.

A ação também contou com oficina de papel reciclado, em projeto coordenado pela professora Magna Galvão para conscientização sobre descarte, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. “ É importante porque eles ficam sabendo mais sobre o tema e também serve como uma ponte importante entre a universidade e a comunidade”, observa.

Já o professor Deison Lima coordenou as ações de conscientização sobre a síndrome metabolica, com aplicação de testes e esclarecimentos sobre a doença. “A gente já tem um quadro muito preocupante de síndorme metabólica, que associa outras questões como obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo. Por isso, é importante trazer esse diálogo para dentro das escolas”, pontua. O aluno Wilians Tenório, do curso de Fisioterapia, integra três projetos apresentados e considerou o momento marcante. “Foi uma vitória, Essa é a verdadeira consolidação do tripé ensino-pesquisa-extensão”, observa.


Atualizado em: Seg, 15 de outubro de 2018, 08:56
Notícias UFS