Ter, 22 de janeiro de 2019, 11:59

Campanha contra o câncer bucal conscientiza moradores em Lagarto
Ação foi realizada entre novembro/2018 e janeiro/2019

A campanha contra o câncer bucal, realizada pelo Departamento de Odontologia do campus Lagarto, atendeu mais de 100 moradores da cidade, em sábados de novembro, dezembro e janeiro. O grupo de cerca de 20 alunos esclareceu dúvidas sobre a saúde bucal, sintomas do câncer de boca e reforçou a necessidade do autoexame. Os 16 moradores que relataram possíveis sintomas ou alterações foram atendidos no Odontomóvel, consultório móvel utilizado pelos professores e alunos do curso – os que precisam de tratamento contínuo, foram encaminhados para a Clínica Escola do campus.

O professor Felipe Matos acredita que a iniciativa foi importante para a sociedade e os alunos. “É sempre importante fazer esse tipo de sensibilização, alertar a população para os cuidados necessários. O resultado foi tão positivo que já estamos em, futuramente, repetir a experiência”, pontua. Os professores Katharina Morant e Paulo Henrique Freitas também participaram da campanha.

O aluno Carlisson Rodrigues, do quinto ciclo de Odontologia, já havia participado de iniciativas de esclarecimentos de saúde à população e considerou positivo o balanço da campanha. “Participei de todos os dias. A gente sabe que nem sempre é fácil que as pessoas parem e prestem atenção no assunto, mas é extremamente gratificante quando alguém diz que vai mudar um hábito ou que vai repassar o que foi dito aqui para um vizinho, um parente, um amigo. É uma forma interessante de fazer o conhecimento que a gente adquire na universidade chegar a todos”, observa.

Foi o caso de Egenilson Silva, de 42 anos. “Foi muito bom ver isso aqui. Eu não sabia, mas estava passando e resolvi parar. É sempre bom ouvir o que as pessoas que estudam uma área têm a dizer. É uma forma de ficar sabendo mais sobre a saúde. Eu, por exemplo, agora vou usar sempre o protetor solar e usar o chapéu para me proteger, já que soube aqui que o excesso de sol faz mal”, comentou o trabalhador rural.

Alunos reforçaram a importância do autoexame
Odontomóvel foi utilizado na campanha
Atualizado em: Ter, 22 de janeiro de 2019, 12:53