Seg, 28 de janeiro de 2019, 13:11

Simpósio discute atuação dos enfermeiros no tratamento de feridas
Evento aconteceu nos dias 25 e 26 de janeiro

Discutir a atuação dos profissionais de Enfermagem e a interdisciplinaridade no tratamento de feridas. Esse foi o objetivo do I Simpósio de Feridas e Coberturas (Simfecob), realizado pleo corpo discente do curso, na última sexta (25) e sábado (26), A mesa de abertura contou com a diretora do campus, professora Adriana Carvalho, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren-SE), Diego Rafael e a docente Alcione Abreu, com atuação na área de feridas no Rio de Janeiro.

A professora Adriana Carvalho destacou a importância da participação dos alunos no evento. “Encontros como esse são ótimas oportunidades de troca de conhecimentos e também de networking. Quem está aqui está realmente preocupado com a qualidade da formação e isso traz toda um diferencial mais à frente”, pontua.

A programação de abertura incluiu talk show coordenado por Sindy Lamônie, com participação da diretora do campus Adriana Carvalho, que é professora do Departamento de Farmácia, a docente Alcione Abreu, a enfermeira do campus Lagarto Gleicy Brasileiro e o professor do Departamento de Medicina Thiago Mendes. Infectologista e coordenador da Residência em Clínica Médica do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). O grupo discutiu a necessidade da interdisciplinaridade e do trabalho conjunto de diversas formações de saúde no tratamento de pacientes com feridas.

A professora Alcione Abreu destaca a proatividade dos alunos de Enfermagem envolvidos na organização do evento. “É muito legal saber que essa iniciativa partiu dos alunos. Eu fui convidada desde os preparativos iniciais, pois algumas alunas daqui de Enfermagem conversaram comigo após uma fala em evento científico da área. Também tive a oportunidade de conhecer o campus e a utilização das metodologias ativas, que me impressionou muito. E quer coisa mais metodologia ativa do que um evento organizado pelos próprios alunos?”, pontua.

A enfermeira Gleyce Brasileiro e a docente Alcione Abreu destacaram o papel da enfermagem na rotina de cuidados e orientações sobre as feridas. Já o professor do Departamento de Medicina Thiago Mendes pontua que os médicos devem trabalhar de forma integrada, enquanto a docente Adriana Carvalho destaca o papel do farmacêutico na elaboração de cremes e pomadas direcionadas para cada paciente, além da orientação sobre o uso correto dos fármacos.

Todo essa troca de conhecimentos já vai ser posta em prática pela enfermeira Jéssica Araújo, que trabalha na Unidade de Saúde da Família em Boquim, a 40 km de Lagarto. “Achei muito interessante porque é muito comum encontrar pacientes com feridas e às vezes algumas dicas simples, do dia a dia, já ajudam. Eu, por exemplo, não sabia que o chá de camomila prejudicava na cicatrização e soube agora, já vou repassar para os pacientes. Por isso, é sempre importante que a gente escute não apenas outros enfermeiros, mas também outros profissionais da Saúde”, pontua. A programação do Simpósio seguiu até o sábado (29), com palestras e mesas-redondas.

Simpósio foi organizado por alunos de Enfermagem
Atualizado em: Qua, 30 de janeiro de 2019, 09:31