Qua, 13 de fevereiro de 2019, 08:50

Odontopediatria é tema de aula inaugural de Liga Acadêmica
Evento contou com palestras de docentes do campus Lagarto e da Unit
Professora Katharina Mourant falou sobre diversos campos de atuação na Odontopediatria
Professora Katharina Mourant falou sobre diversos campos de atuação na Odontopediatria

Discutir a atuação dos dentistas na área de Odontopediatria (Odontologia voltada para crianças). Este foi o objetivo da aula inaugural da Liga Acadêmica de Odontopediatria de Sergipe. O evento contou com palestras das professoras Katharina Mourant (UFS campus Lagarto) e Aline Monte Santo (Universidade Tiradentes), na última segunda-feira (11).

A professora Katharina abordou os diversos campos de atuação dentro da Odontopediatria. “A gente pode até continuar o tratamento quando aquele paciente infantil chega à adolescência. É o que chamamos de Odontohebiatria, que ainda não é uma especialização, mas já é um campo de atuação importante. É fundamental a gente notar também que a Odontopediatria é uma área em crescimento, que passou a ter mais visibilidade nos últimos tempos”, observa.

Já a docente Aline Monte Santo explicou o atendimento realizado com crianças com microcefalia em decorrência do Zika Vírus, na Unit. “Pacientes com microcefalia costumam ter atraso na irrupção [nascimento] de alguns tipos específicos de dente, além de apresentarem, com frequência, cárie e problemas na gengiva”, explica. Sergipe tem 128 casos confirmados de crianças com microcefalia associada ao Zika Vírus.

A presidente da Liga, Eloeze Santana, acredita que a iniciativa serve para aprofundar a pesquisa e discussão sobre esta área. “Eu já entrei no curso sabendo que queria fazer Odontopediatria. Quando era criança, fraturei um dente e tive experiências positivas e negativas enquanto paciente infantil. Foi aí que tendo sido atendida por bons profissionais, percebi a importância de se capacitar nessa área. Deixei de ser uma criança com medo de dentista e futuramente vou ser uma odontopediatra”, pontua. A Liga é formada por 14 integrantes e coordenada pela professora Katharina Mourant.


Docente Aline Monte Santo explicou o o atendimento realizado com crianças com microcefalia em decorrência do Zika Vírus
Docente Aline Monte Santo explicou o o atendimento realizado com crianças com microcefalia em decorrência do Zika Vírus
Atualizado em: Qua, 13 de fevereiro de 2019, 10:08
Notícias UFS