Sáb, 23 de março de 2019, 13:44

Integrantes do Grupo de Inclusão de Pessoas Surdas conhecem estruturas do CSF Davi
Anteriormente, havia sido realizada capacitação com profissionais de saúde que atuam na atenção básica


O Grupo de Inclusão de Pessoas Surdas visitou a Clínica de Saúde da Família Dr. Davi Marcos de Lima, na manhã desta quarta-feira (20). A ocasião também contou com esclarecimentos de dúvidas com a assistente social Paulyne Menezes. O grupo, composto por cerca de 20 surdos, a intérprete de Libras Milena Carvalho e coordenado pelas professoras Luana Foroni, de Terapia Ocupacional, e Scheila Paiva, de Fonoaudiologia, visitou as instalações da Clínica de Saúde da Família Dr. Davi Marcos de Lima. A visita foi proposta a partir da capacitação de profissionais de saúde que atuam na atenção básica.

A professora Luana Foroni acredita que a visita foi importante para todos os envolvidos. ´´Para os alunos torna-se uma oportunidade de experienciar a inclusão na prática, enquanto que para os surdos a visita representa a possibilidade de diminuir barreiras e compreender melhor como funciona a rede de atenção à saúde”, pontua.

A assistente social Paulyne Menezes, do CRAS1, destacou a importância do diálogo com a população surda. “Garantir a busca deles pelos direitos faz parte da minha atuação profissional”, pontua. O jovem Jonatas Almeida acredita que o momento foi muito importante para que os surdos possam entender. “Às vezes é muito difícil para a gente que é surdo porque temos sempre que trazer alguém, não conseguimos nos comunicar no sistema de saúde, não sabemos o que fazer. Agora, já vou saber um pouco mais do que fazer”, observa.

A intérprete Milena Carvalho acredita que a comunicação dos surdos melhorou nos últimos tempos, mas que ainda há muito a avançar. “Eles querem participar mais, saber mais sobre os próprios direitos, também estão estudando mais. Isso é muito bom, mas sabemos que ainda existem muitas barreiras. E é exatamente por isso que um momento como esse é tão importante”, comenta.


Notícias UFS