Sex, 28 de junho de 2019, 18:24

Egressos do campus Lagarto ocupam vagas do Mais Médicos em unidades de saúde
Egressos tiveram contato com a comunidade desde o começo do curso

Alunos do campus Lagarto ocupam vagas do Mais Médicos em unidades de saúde

O programa Mais Médicos recebeu sete novos profissionais em Lagarto e região. Destes, cinco são ex-alunos do campus Lagarto da UFS e um do campus Aracaju, segundo informações da Prefeitura Municipal. Os profissionais vão realizar o atendimento nas unidades de saúde do município.

Um dos novos médicos é o jovem Yago Almeida, de 26 anos. Ele terminou a graduação no campus Lagarto em 2018 e comemora a volta à cidade. “É uma forma também de retribuir, contribuir para a cidade onde me formei. Além disso, quero muito voltar a ter contato com os alunos, como preceptor. É uma maneira de contribuir também com quem está estudando”, pontua.

No campus Lagarto, que integra metodologia ativa nos oito cursos de saúde, os alunos começam a inserção na rede de saúde. “Isso foi muito importante, pois me fez compreender um paciente de forma mais ampla, entender que ele não é uma doença, ele tem um contexto familiar e psicossocial”, observa.

Os egressos de Lagarto também marcam presença na equipe do Mais Médicos da região. Em Tobias Barreto, uma das vagas será assumida por Yan Gomes, que se formou há pouco mais de um mês. “Quando eu soube da seleção, percebi que ela iria finalizar antes da minha formatura. Consegui adiantar a colação com um esforço conjunto do Departamento de Medicina, direção do campus e reitoria. Além de tudo que aprendi no campus, esse esforço também foi fundamental para que eu conseguisse ocupar a vaga. E fiquei muito feliz porque também vou ter a oportunidade de trabalhar junto a um outro amigo da mesma turma”, observa.

A diretora do campus, professora Adriana Carvalho, acredita que a presença de egressos da UFS nas unidades de saúde e região será importante para a população. “A gente investe bastante na formação humana e multidisciplinar de cada um dos nossos profissionais. Além disso, para mim, que além de estar à frente do campus, sou também lagartense, é gratificante saber que a interiorização da universidade tem rendido bons frutos para a rede de saúde e a comunidade de Lagarto”, observa.

Atualizado em: Seg, 01 de julho de 2019, 07:57