Qui, 22 de agosto de 2019, 12:26

Campus passa a contar com mão robótica em pesquisa sobre pacientes que tiveram AVC
Pesquisa será realizada numa parceria entre os Departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Mão robótica funciona com interação cérebro-máquina

As pesquisas do campus Lagarto envolvendo pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) contam com um novo instrumento: a mão robótica, que será utilizada pelos Departamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Docentes e alunos dos dois departamentos realizaram treinamento com o engenheiro biomédico Vitor Hazin no Centro de Simulações e Práticas do campus Lagarto.

A professora Aristela Zanona, docente do curso de Terapia Ocupacional, teve contato com esta tecnologia no doutorado que realiza na UFPE, em Neurociências. O equipamento não foi comprado pela Universidade, será disponibilizado para a pesquisa.

O estudo vai contar, na primeira etapa com 20 pacientes, no projeto piloto “Utilização da interface Cérebro-Máquina para Favorecer Função Motora do Membro Superior de Paciente Pós-AVC”, mas deve ser ampliada futuramente, segundo a professora Aristela. O assunto é também tema do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Joana Miranda, de Terapia Ocupacional. Além da UFPE, a mão robótica, que foi desenvolvida pela empresa Neurobots, também é utilizada em clínicas particulares do Recife e do Paraná.

Professora Aristela Zanona, de Terapia Ocupacional, conheceu a tecnologia durante o doutorado
Atualizado em: Sex, 23 de agosto de 2019, 08:42