Qui, 12 de setembro de 2019, 12:05

Professora de Terapia Ocupacional ministra palestra na Bahia
Foi a primeira palestra da docente no interior baiano

A professora Rita Barcellos, do Departamento de Terapia Ocupacional, proferiu a palestra ”Desempenho ocupacional de papel e expressividade na clínica da subjetivação”, na IX Semana de Psicologia da Uniages, em Paripiranga (BA), a 35 km de Lagarto. O evento foi realizado no dia 29 de agosto.

A docente explica que a palestra abordou, dentre outros tópicos o engajamento ocupacional, destacando a importância dos terapeutas ocupacionais como profissionais com expertise para restaurar as atividades do cotidiano. “Foi muito importante perceber a mobilização e o diálogo da UFS com uma instituição que também está presente aqui na região de Lagarto. Essa conexão é muito importante porque somos todos educadores”, pontua.

Além da troca de experiência em sua primeira palestra no interior da Bahia, a professora do campus Lagarto destaca o diálogo entre Terapia Ocupacional e Psicologia. “Tive a oportunidade de convidar pessoas de outra área a observar as questões da Saúde pelo ângulo da Terapia Ocupacional. E saber enxergar o paciente como um todo, uma pessoa inteira, que vai passar por cuidados de profissionais de várias expertises, é fundamental para o bom funcionamento de uma equipe multidisciplinar”, observa.

Na ocasião, a docente também autografou exemplares do livro “Delicadas Tessituras: a construção de uma rede de saúde mental”, lançado em 2016, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde integrou o quadro docente antes de entrar na UFS. A professora Sandra Aiache, também do Departamento de Terapia Ocupacional, também foi convidada para proferir palestra no evento, mas não pôde comparecer por compromissos assumidos anteriormente.


Notícias UFS