Qui, 10 de outubro de 2019, 10:15

Trabalho sobre o processo de morte e morrer é apresentado em congresso da USP
Estudo foi realizado por dois docentes e três estudantes

O campus Lagarto esteve presente no Congresso VI Congresso de Odontologia Forense da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), da Universidade de São Paulo (USP), entre os últimos dias 3 e 5. O trabalho “O processo de morte-morrer e a Odontologia: uma aproximação necessária”, foi representado pelo docente Fabricio Menezes, do Departamento de Educação em Saúde.

Mesmo já sendo um assunto debatido nas áreas de Saúde, o professor Fabrício Menezes acredita que o tema ainda é pouco explorado na Odontologia. “O desenvolvimento de competências sobre o processo morte-morrer é essencial para minimizar os riscos psicológicos aos cirurgiões-dentistas, principalmente em situações com pacientes idosos ou oncológicos, atendimentos hospitalares e atividades periciais no contexto da Odontologia Legal ”, pontua.

O professor explica que o tema é importante para a formação dos alunos. “No campus de Lagarto, eles têm contato com o assunto já no primeiro ciclo, que é quando recebemos os alunos de todos os cursos. Entender o processo de morte e morrer é muito importante para o cotidiano destes futuros profissionais da saúde”, pontua.
A pesquisa apresentada é derivada do projeto de pesquisa “A Percepção do Processo Morte-morrer dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe campus Antônio Garcia Filho”.
Um dos integrantes do projeto (e também coautor da pesquisa) é o aluno Anthony Medeiros, do terceiro ciclo de Fisioterapia. “Eu fiquei muito feliz com a nossa participação no congresso da USP porque é um reconhecimento ao que estamos fazendo. O contato com o tema tem sido muito importante para mim, já que desde que entrei, sei que quero seguir na área de Fisioterapia hospitalar. Nós precisamos de preparação para lidar, ao longo da vida profissional, com este processo de morte também”, observou o discente, que faz estágio extracurricular no Hospital Universitário de Lagarto (HUL- UFS).

Docente da UFS, Fabrício também é aluno de doutorado na USP. “Foi importante ter a oportunidade de trazer o nome do campus para cá, numa instituição em que eu também estou fazendo parte agora. Tive a oportunidade de conhecer pessoas com relevância nacional e internacional na área forense, por exemplo. Esse retorno vai ser bom não apenas para mim, mas também para o campus de Lagarto, seja na graduação ou também na Residência Multiprofissional”, pontua. O doutorado em andamento é na área de Epidemiologia, e permanece, em paralelo, fazendo pesquisas em Odontologia Legal.

Além de Fabrício e Anthony, a pesquisa apresentada na USP também é assinada pela docente Simone Cabral (também do Departamento de Educação em Saúde) e pelos discentes Brena do Carmo (Enfermagem) e Pedro Castro (Medicina).

Professor Fabrício Menezes no Congresso