Qui, 07 de maio de 2020, 11:48

Departamento de Fisioterapia faz telemonitoramento com pacientes
Ação é realizada pelo corpo técnico, em parceria com três discentes e duas docentes

O Departamento de Fisioterapia realiza atendimentos em cinco áreas: Cardiorrespiratória, Gerontologia (idosos), Neurologia, Pediatria e Ortopedia. Com a pandemia da Covid-19, o atendimento está suspenso, mas nem por isso os pacientes estão desassistidos. O corpo técnico do Departamento está entrando em contato por WhatsApp e/ou ligação para checar o estado de saúde de mais de 100 pacientes - crianças, adultos e idosos.

O atendimento inclui conscientização de dúvidas sobre a prevenção da Covid-19, esclarecumento de dúvidas, em alguns casos, recomendações de exercícios simples que podem ser feitos em casa. "Claro que existem exercícios que só podem ser passados pessoalmente, mas outras coisas também podem ser recomendadas", observa a fisioterapeuta Danielle Rebouças. "O atendimento presencial é fundamental para a reabilitação, mas neste cenário atual os pacientes estão sendo orientados a realizarem exercícios domiciliares de forma segura e simples", pontua a também fisioterapeuta Thaisa Batista. O telemonitoramento segue as normas e diretrizes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Técnico do Departamento, Lucas Aragão também participa dos contatos. "Os cuidadores e responsáveis também estão contribuindo nos casos em que os pacientes não tem condições de responder ou quando são crianças que recebiam o atendimento. Eles têm um papel importantíssimo para auxiliar nos cuidados e prevenção à Covid-19", observa.

Além do corpo técnico, a iniciativa conta com as docentes Erika Ramos e Patricia Tofani (coordenadora do curso no campus Lagarto) e dos discentes Grazielle Batista, José Fontes e Rayanne Santos.