Ter, 12 de maio de 2020, 10:02

Professora do campus assume coordenação nacional de pesquisa sobre impacto psicológico da pandemia
Estudo tem abrangência internacional

A pandemia da Covid-19 mudou relações sociais, planos e comportamentos. Para mensurar os efeitos dessas mudanças durante o período de isolamento e também estabelecer novos parâmetros para possíveis futuras epidemias, uma pesquisa de abrangência internacional busca saber as respostas da população. O estudo é coordenado nacionalmente pela professora por Scheila Paiva, do Departamento de Fonoaudiologia do campus Lagarto,em parceria com o professor da USP Ribeirão Preto José Aparecido da Silva. A população de todos os estados pode responder por meio deste link .

O convite para a coordenação veio do professor José Aparecido. Ambos integram o Grupo de Pesquisas em Neurociências da Universidade Federal de Juiz de Fora " Foram escolhidas cinco Universidades do país, sendo a UFS a única do Nordeste", observa.

A pesquisa, de abrangência internacional, também inclui países como Portugal e Austrália. "Por questões culturais, de saúde e política pública, teremos resultados diferentes entre os países e também entre os estados e regiões no Brasil. Isso serve para que a gente compare as diferenças e adote protocolos para situações futuras", comenta.

No campus Lagarto, a pesquisa conta com a coordenação local da professora Fernanda Magalhães, além de docentes e discentes dos Departamentos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

As instituições brasileiras participantes são as seguintes: Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), Universidade Federal de Alfenas, Universidade Católica de Petrópolis, Faculdade de Ciências Médicas de Itajubá.

Atualizado em: Ter, 12 de maio de 2020, 10:14